|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
ARTIGO

10.03.15  |  Claudio Lamachia   

Artigo do vice-presidente nacional da OAB: Corrupção sem precedentes

Foi publicado na edição desta terça-feira (10), do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, artigo do vice-presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, sobre o papel da OAB diante da crise ética do País.

Corrupção sem precedentes
Por Claudio Lamachia – vice-presidente nacional da OAB

O Brasil vive uma crise ética sem precedentes. Hoje sobram recursos para a corrupção e faltam para políticas públicas básicas, como saúde, educação, segurança e saneamento básico. O momento é de passar a limpo o Brasil e depurar a classe política, pois é inaceitável a postura de agentes políticos que traem seus eleitores. Precisamos de homens que sirvam à política e não que se sirvam dela, como também de empresários éticos e comprometidos com o desenvolvimento do país.

Assim como a esmagadora maioria da sociedade, estou nauseado com toda a corrupção que vem sendo denunciada dia a dia. Merece também nossa repulsa a postura de agentes políticos que pretendem negar o papel institucional do Poder Judiciário e do Ministério Público, que devem ter a segurança e a independência necessárias para o exercício de suas atividades, que precisam ser desenvolvidas em nome da sociedade, para a sociedade e em respeito à sociedade. Isso é premissa nas democracias.

Defendo o levantamento de todo e qualquer sigilo sobre os nomes e circunstâncias envolvendo os processos da operação Lava-Jato e de todas as demais. Estamos diante de fato sem precedentes em nossa República, em que agentes políticos se apossaram de forma criminosa dos maiores contratos da Petrobras. A sociedade tem o direito de saber quem são os responsáveis por essa manobra que drena recursos públicos para o ralo da corrupção, matando brasileiros que esperam atendimento médico em corredores de hospitais e que estão amedrontados com a falta de investimentos em segurança. “A luz do sol é o melhor dos desinfetantes”, já dizia o juiz da Suprema Corte Americana Louis Brandeis (1856-1941).

Por tudo isso, a OAB lançou a campanha: ou acabamos com a corrupção ou ela acaba com o Brasil. Entre os objetivos da iniciativa estão a regulamentação da Lei Anticorrupção; o fim do financiamento empresarial em campanhas; a criminalização do caixa 2 eleitoral; e a Lei da Ficha Limpa para todos os cargos públicos.

Mais do que nunca, nesta hora tormentosa e extremamente difícil da vida nacional, manifestamos que a advocacia deverá ser a voz e o clamor da cidadania e com ela estaremos sempre irmanados nas vigílias cívicas que a nação necessita e espera de nós.

MAIS ARTIGOS
BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro