|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.07.07  |  Diversos   

TCU investiga irregularidades no Aeroporto Salgado Filho

O Tribunal de Contas de União investiga irregularidades no Aeroporto Salgado Filho. A suspeita recai sobre um investimento fracassado de quase US$ 2 milhões para compra de uma tecnologia que melhoraria o atendimento nos balcões de check-in. O sistema nunca funcionou.

Um relatório parcial do tribunal conclui que a contratação da tecnologia não foi vantajosa para a Infraero. A estatal que administra os aeroportos poderia ter pedido a rescisão do contrato por razões de interesse do serviço público. A direção da Infraero, no entanto, insistiu em levar adiante o contrato com a fornecedora, que é a empresa suíça Sita, fornecedora de tecnologia.

Relatório parcial da 3ª Secretaria-Geral de Controle Externo do TCU, ao qual o jornal Zero Hora, de Porto Alegre,  teve acesso, conclui que a contratação da tecnologia não foi vantajosa para a Infraero. "Pagou-se por um sistema com o intuito de utilizar os balcões de check-in do aeroporto de forma compartilhada e isso não ocorreu", diz o documento.

Protegida por sigilo, a investigação no TCU só veio à tona depois do depoimento do ex-presidente da Infraero Fernando Perrone à CPI da Câmara. As condições do contrato alertaram os auditores do tribunal, que estão mergulhados em cinco volumes de provas, relatórios e até cartas trocadas entre a estatal e empresas.

Na construção do novo terminal de Porto Alegre, a Infraero decidiu implantar um sistema de check-in num balcão único para todas as companhias. Quem tivesse o maior número de vôos em determinado horário poderia ocupar mais lugares, reduzindo filas. Só faltava a implantação de um sistema de informática que unificasse as informações entre as companhias. Esse foi o motivo da discórdia.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro