|   Jornal da Ordem Edição 4.331 - Editado em Porto Alegre em 02.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

26.01.12  |  Diversos   

Projeto prevê prioridade para julgamentos de autoridades com foro privilegiado

De acordo com o autor, o objetivo da proposta seria acelerar esse tipo de processo, proporcionando resposta ao clamor social por mais transparência e justiça.

Tramita na Câmara dos Deputados o PL 2632/11, que estabelece prioridade para o julgamento de processos criminais movidos contra autoridades detentoras de foro privilegiado. O projeto, que tramita em conjunto com o PL 333/07, será analisado pela CCJ e pelo Plenário. Se aprovada, a medida será adicionada ao Código de Processo Penal.

De acordo com o autor, deputado Ronaldo Fonseca, o objetivo da proposta é acelerar esse tipo de processo e "dar uma resposta ao clamor social por mais transparência e justiça".

O foro privilegiado ou especial consiste na prerrogativa de julgamento de autoridades por tribunais, eliminando-se o julgamento de primeira instância. Esse foro foi criado com a justificativa de proteção do exercício da função ou do mandato.

Fonte: Agência Câmara

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro