|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.02.08  |  Legislação   

PL propõe que reparação por dano moral tenha caráter punitivo e compensatório

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 2496/07, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que obriga os juízes na ação de reparação por dano moral baseada em relação de consumo, a fixar um valor que atenda ao mesmo tempo as dimensões punitiva e compensatória. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).
 
Segundo o autor, o objetivo do projeto é criar parâmetros para as ações de reparação por dano moral. Rêgo Filho explica que atualmente, os consumidores são desestimulados a ajuizar ações desse tipo por causa do valor irrisório fixado nas sentenças. Em sua avaliação, isso só serve para perpetuar as práticas lesivas aos consumidores.
 
De acordo com o parlamentar, a saída é obrigar o magistrado a ter um caráter único de reparação e com punição efetiva, que desencoraje o fornecedor do produto ou serviço a manter a conduta ilegal.
 
O deputado afirma que optou por não definir um valor monetário para a reparação, oius o STF já se posicionou contra isso. “A jurisprudência estabelece que o montante da indenização moral deve ser arbitrado em cada caso concreto”, ressalta Rêgo Filho.
 
O autor do projeto lembra que, além da reparação por dano moral, o consumidor pode exigir indenização por dano material. No entanto, nesse caso, o juiz consegue definir um valor, que é o necessário para reparar o prejuízo ao bem.
 
O PL será examinado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça.



....................
Fonte: Agência Câmara


Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro