|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

22.06.21  |  Advocacia   

PERGUNTAS FREQUENTES – ADVOCACIA DATIVA

A OAB/RS, após muito trabalho e diálogo, conseguiu regulamentar a atividade da advocacia dativa, visando oferecer uma real melhoria à remuneração dos advogados(as) e do próprio sistema de indicação. Desde o dia 15 de junho, o edital para a inscrição de interressados foi publicado e tem prazo de 30 dias. Como muitos advogados e advogadas podem ter dúvidas sobre o processo de cadastramento e alguns de seus passos, a Ordem gaúcha elaborou um guia com perguntas e respostas para facilitar e esclarecer diversos questionamentos. Acompanhe abaixo:

1) Como faço para anexar as certidões negativas de regularidade fiscal em âmbito federal, estadual e municipal, considerando existir apenas uma opção?

Após a retirada das negativas nos respectivos sites, deverá ser feito um arquivo PDF único contendo as 03 Certidões.

2) Onde posso obter informações para inscrição no PIS/PASEP ou INSS?

As informações poderão ser encontradas no site: https://www.gov.br/inss/pt-br/saiba-mais/seus-direitos-e-deveres/inscreva-se

3) Posso enviar o NIS, por exemplo, onde consta o número do PIS/PASEP?

Sim, O NIS serve de chave para informações junto à Previdência Social

4) O Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), substitui o PIS, PASEP, INSS?

Sim, O NIT serve de chave para informações junto à Previdência Social

5) Como faço para comprovar a inscrição no NIT, CNIS, PIS, PASEP, INSS se não tenho nenhum documento, apenas o número?

A informação poderá ser obtida no site: https://cnisnet.inss.gov.br.

6) Se tenho apenas o número do PIS-PASEP, preciso ter Inscrição no INSS?

Não, O PIS/PASEP serve de chave para informações junto à Previdência Social

7) A foto da CTPS constando o número do PIS serve de comprovação?

Sim, desde que constem os dados, vinculando o número à pessoa.

8) Preciso anexar uma cópia do RG e CPF ou apenas a cópia da CNH e Carteira da OAB constando os 02 números servem?

Não é necessário anexar cópia do RG e do CPF, desde que constem os números nos outros documentos.

9) Como faço para alterar meu cadastro e/ou documento adicionado equivocadamente?

Deverá ser feito um peticionamento avulso com o número do protocolo recebido ao final através do Portal da Advocacia, vide tutorial.

10) Como faço para saber o número do meu protocolo, caso não tenha registrado?

Poderá ser feito através de consulta pública pelo nome através do link: https://sei-oab.oabrs.org.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_processo_pesquisar.php?acao_externa=protocolo_pesquisar&acao_origem_externa=protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0

11) Quando saberei se meu cadastro foi aprovado?

Após o término do prazo do Edital e da respectiva avaliação dos cadastros realizados, será publicado um novo Edital contendo o nome dos advogados e das advogadas cujo cadastro foi aprovado.

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Edital para inscrições

O edital para o tem prazo de validade de 30 dias, encerrando em 15/07/2021. Os advogados e as advogadas que não fizerem o cadastramento dentro do prazo do Edital terão que aguardar nova publicação, sem data prevista, e que será efetivado mediante uma autorização da Procuradoria Geral do Estado, portanto é importante a observação dos prazos por parte dos interessados.

Íntegra do Edital publicado.

Os interessados em participar do presente Chamamento Público deverão preencher, integralmente, o cadastramento e anexar toda a documentação exigida através do site https://portal-advocacia.oabrs.org.br, mediante acesso com Login e Senha cadastrada em https://portal-advocacia.oabrs.org.br/usuario/cadastro, a contar do dia seguinte à publicação do presente Edital de Chamamento até o dia 15/07/2021.

TUTORIAL DE CADASTRO PORTAL DA ADVOCACIA

TUTORIAL DE CADASTRAMENTO NO SISTEMA

A comprovação de inscrição e de idoneidade e regularidade perante a OAB (item 3.1.1 e 3.1.1.1) do Edital serão geradas automaticamente com o preenchimento do cadastro, mediante Certidão, e, em caso de irregularidade, o Sistema informará a pendência, que poderá ser regularizada até o encerramento do prazo deste Edital.

Para suporte com relação à documentação a ser anexada, poderá ser contatada a Secretaria-Geral da OAB/RS através do telefone 3287 1800.

Para eventuais problemas com o cadastramento no Portal da Advocacia, o Setor de Informática da OAB/RS prestará suporte através do número 3287-1866 ou do e-mail [email protected].

Até finalizar o cadastro, os documentos ainda poderão ser alterados caso ocorra erro ao anexar.

Com a finalização do cadastro, será gerado um número de protocolo, podendo, até o final do prazo do Edital, serem alterados os documentos ou dados através de uma petição avulsa feita no mesmo Portal da Advocacia, indicando o número do processo e anexando a nova documentação/informação. Eventual ausência de documentação ou pendência de algum dado exigido pelo Edital, de igual forma, pode ser justificada através de uma petição, neste caso o cadastro deverá ser finalizado para a obtenção do número.

É importante que o (a) advogado (a) guarde o número do protocolo, pois ele será utilizado em todos os requerimentos futuros a serem realizados, referentes à advocacia dativa, inclusive quando iniciada a fase de pagamento, que se dará após o término do prazo do Edital e da consequente publicação dos nomes aprovados em um novo Edital.

Acesse o tutorial para peticionamento aqui.

Fonte: OAB/RS

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