|   Jornal da Ordem Edição 4.300 - Editado em Porto Alegre em 17.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.11.13  |  Advocacia   

OAB/RS apresenta anteprojeto de Lei Geral de Defesa do Consumidor

Lamachia ressaltou que o objetivo da nova legislação é estabelecer normas mais definidas para a atuação das empresas de telefonia, hoje não incorporadas no CDC.
 
Queda frequente nas ligações, serviços de atendimentos de baixa qualidade, contas abusivas e também vastas áreas sem sinal telefônico. Esses são alguns dos motivos que levaram a OAB/RS a iniciar o movimento que culminou com a suspensão da venda de linhas telefônicas das operadoras e com a instalação de CPI da Telefonia na ALRS, que teve sua última reunião realizada nesta segunda-feira (04).
 
Com pioneirismo, a OAB/RS constituiu mais uma frente de luta do consumidor contra o desrespeito das operadoras de telefonia, a partir da apresentação de um anteprojeto que institui a Lei Geral de Defesa do Consumidor do Estado do Rio Grande do Sul, que visa suplementar a legislação federal sobre o tema.
 
O texto foi elaborado nos últimos três meses, pela OAB/RS, por meio de representantes das Comissões de Defesa do Consumidor; de Acompanhamento Legislativo; e de Direito Ambiental; e em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Geral do Estado, o Conselho Estadual de Defesa do Consumidor e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS.
 
Na ocasião, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, ressaltou que o objetivo da Lei Geral de Defesa do Consumidor do RS é estabelecer normas mais definidas para a atuação das empresas de telefonia. De acordo com a proposta, a Justiça teria maior autonomia para, por exemplo, impedir a venda de novas linhas caso uma companhia não fornecesse um serviço de qualidade aos consumidores.
 
"Esse anteprojeto é encampado pela OAB/RS tendo por base o interesse da cidadania, que está sendo violado pelas empresas telefônicas, que cobram contas abusivas, e em troca, prestam um serviço de má qualidade. Estamos estabelecendo mais essa frente de luta. O anteprojeto agrega pontos importantes, que hoje não estão incorporados no Código de Defesa do Consumidor", ressaltou Lamachia.
 
Participaram da reunião da CPI, pela OAB/RS, os conselheiros seccionais Viviane Potrich, Claudia Lima Marques (presidente da Comissão de Direito Ambiental) e Regina Soares (presidente da Comissão de Seleção e Inscrição), além dos vice-presidentes da Comissão de Acompanhamento Legislativo, Claudio Cunha; e da Comissão de Defesa do Consumidor, Bruno Miragem.

Rodney Silva                                                                                         João Henrique Willrich
Jornalista - 14.759                                                                               Jornalista – MTB 16.715
 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro