|   Jornal da Ordem Edição 4.392 - Editado em Porto Alegre em 26.09.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.10.15  |  Advocacia   

OAB vai constituir comissão para avaliar eventual crime de responsabilidade da presidente da República

No prazo de 30 dias, as conclusões do grupo serão encaminhadas ao Pleno do CFOAB, que debaterá se o crime está materializado e se cabe um pedido de impeachment.

A OAB vai constituir uma comissão para avaliar se a presidente da República, Dilma Rousseff, cometeu crime de responsabilidade. A análise será feita com base no parecer aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que indicou a rejeição das contas de 2014 pela chefe do Executivo.

A reprovação das contas ocorreu, por unanimidade, em razão de distorções que somam R$ 106 bilhões, segundo o relatório final aprovado em plenário. O valor se refere a R$ 40 bilhões de recursos represados, o que obrigou bancos públicos a pagarem benefícios sociais e a liberarem créditos orçamentários sem autorização do Congresso, entre outras irregularidades. A palavra final sobre aprovar ou rejeitar as contas é do Congresso. O TCU emitiu um parecer sugerindo a reprovação.

Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a comissão formada pela entidade fará a análise sobre eventual crime de responsabilidade num prazo estimado de 30 dias. “É indiscutível a gravidade da situação consistente no parecer do TCU pela rejeição das contas da presidente da República por alegado descumprimento à Constituição Federal e às leis que regem os gastos públicos”, afirmou Marcus Vinicius.

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, explicou que as conclusões da comissão serão encaminhadas ao Pleno do Conselho Federal da OAB, que debaterá se o crime está materializado e se cabe um pedido de impeachment. “A OAB, como voz constitucional do cidadão, analisará todos os aspectos jurídicos da matéria e a existência ou não de crime praticado pela presidente da República e a sua implicação no atual mandato presidencial”, frisou Lamachia.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro