|   Jornal da Ordem Edição 4.398 - Editado em Porto Alegre em 04.10.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.04.12  |  Diversos   

Negado a candidato reprovado direito de participar de nova etapa de concurso

O autor da ação alegou que uma das questões do exame era referente à disciplina não discriminada no edital.

O juiz Avenir Passo de Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, negou pedido de liminar a um homem, que apesar de ter sido reprovado na prova subjetiva do concurso para ingresso no cargo de Defensor Público do Estado de Goiás, almejava participar das próximas fases do certame . Ele alegou que uma das questões do exame era referente à disciplina não discriminada no edital.

A questão número 5 mandava elaborar uma peça processual (petição inicial), com todos os requisitos legais (artigos 282 e 283), considerando os interesses jurídicos dos envolvidos, legitimidade ativa e passiva e juízo competente. "O objetivo era avaliar se o candidato possuía conhecimentos específicos e práticos para o exercício da Defensoria. Logo, a prova subjetiva prevista no edital, deveria ser respondida de modo a demonstrar os conhecimentos exigidos pela banca examinadora", observou o juiz.

O magistrado ponderou ainda que o conteúdo pragmático dos editais deve ser compreendido como um todo, mesmo quando são apresentados em tópicos, como neste caso.

Fonte: TJGO

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro