|   Jornal da Ordem Edição 4.300 - Editado em Porto Alegre em 17.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.08.10  |  Diversos   

Negada indenização a homem que alegou prisão cautelar irregular

O pedido de indenização por danos morais, pretendido contra o Estado de Santa Catarina por um ex-preso, foi negado pela 2ª Câmara de Direito Público do TJSC, que confirmou sentença da Comarca da Capital. Em 1º grau, o autor da ação foi condenado a 15 anos e quatro meses de reclusão por latrocínio. No final da fase processual, entretanto, o processo foi anulado e houve a desclassificação do crime para o de homicídio, com declinação da competência para o Tribunal do Júri. Com isso, alegou ter sido irregular o tempo em que esteve preso, com erro judicial, até mesmo porque houve excesso de prazo para a mudança do crime – vindo a ser solto por liminar concedida pelo STJ.

Para o relator da matéria, desembargador substituto Ricardo Roesler, a privação da liberdade não apresentou vício formal, e o delito a ele imputado é daqueles que permitem o encarceramento. “Não representa que o fato de o réu, preso preventivamente, ser absolvido caracterize o erro judiciário. São coisas diversas a decretação de prisão e a absolvição, e ainda mais a anulação do processo e a liberação”, explicou.

O magistrado explicou, ainda, que o Estado só poderá ser responsabilizado se ficar provado o abuso de autoridade, a ilegalidade do ato ou o erro judicial, não bastando a mera absolvição por falta de prova. A decisão foi unânime. (Apelação Cível n. 2009.057364-1)



..................
Fonte: TJSC

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro