|   Jornal da Ordem Edição 4.336 - Editado em Porto Alegre em 09.07.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.05.12  |  Diversos   

Lei de envio de informações de Dom Feliciano é inconstitucional

Conforme desembargador, o prazo de 15 dias afronta o que determinam as Constituições Federal e Estadual, que estabelecem o prazo de 30 dias para o procedimento de prestação de informações pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo.

Os desembargadores do Órgão Especial do TJRS consideraram inconstitucionais artigos da legislação municipal de Dom Feliciano, no Interior do Estado, que obrigavam o prefeito a prestar informações aos vereadores no prazo de 15 dias, quando solicitado.

A Adin de autoria do prefeito de Dom Feliciano pedia a retirada dos artigos 75, da Lei Orgânica do Município, e 124 e 202, do Regimento Interno da Câmara Municipal. O relator da ação, desembargador Arno Werlang, afirmou em seu voto que o prazo de dias é inconstitucional, e foi acompanhado pelos demais colegas.

Como argumentos para sua decisão, o desembargador apontou que o prazo de 15 dias afronta o que determinam as Constituições Federal e Estadual, que estabelecem o prazo de 30 dias para o procedimento de prestação de informações pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo. Além disso, segundo Werlang, os artigos ferem os princípios de independência e harmonia entre os Poderes.

Fonte: TJRS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro