|   Jornal da Ordem Edição 4.295 - Editado em Porto Alegre em 10.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.12.11  |  Dano Moral   

Hospital é condenado por troca de pulseiras de recém-nascidos

Pais das crianças tiveram que se submeter a exame de DNA para verificar o ocorrido.

O Hospital Municipal Getúlio Vargas, do município de Estância Velha, foi condenado por trocar pulseiras de identificação de bebês. Os pais de uma das crianças tiveram que se submeter a exame de DNA para verificar se o equívoco havia sido corrigido. O ressarcimento foi fixado em R$ 7.650. A decisão foi do TJRS.

A troca de pulseiras foi percebida pelo pai de uma das crianças, poucos minutos após o parto. Devido a isso, a enfermeira realizou a mudança das identificações. No entanto, os autores ficaram com dúvidas e incertezas se a troca foi correta. Os requerentes da ação, sob a alegação de que sofreram abalo psicológico, impetraram ação contra a União e o hospital.

Em defesa, o ente público afirmou não ter responsabilidade a respeito do ocorrido. Já a instituição de saúde, por sua vez, alegou a inocorrência de danos, bem como de agir doloso, pois não ocorreu a troca efetiva dos bebês.

O relator do recurso, o desembargador Jorge Alberto Scheneiner Pestana, ressaltou que a própria ré assumiu o equívoco, o qual frustrou a primeira expectativa dos autores em relação ao filho recém nascido.

Apelação nº 70045843356

Fonte: TJRS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro