|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.05.08  |  Trabalhista   

Falta de fiscalização leva empregadora e tomadora de serviços a reparar funcionário acidentado

A Alsco Toalheiro Brasil Ltda. e a Esatto Recursos Humanos Ltda., empregadora e tomadora dos serviços, terão que pagar, solidariamente, R$ 20 mil por danos morais e estéticos a um empregado que teve o dedo amputado em conseqüência de um acidente de trabalho. Embasada nos artigos 157 da CLT e 186 do CC, a 6ª Turma do TRT3 entendeu que as reclamadas não fiscalizaram de forma constante e rígida o ambiente de trabalho, bem como as condições nas quais os funcionários exercem suas atividades.

Para o juiz da primeira instância, houve culpa concorrente do empregado, que não seguiu o procedimento ensinado para os conferentes de mercadoria, cargo que ocupava. No caso, um anel usado pelo empregado ficou agarrado na máquina e, esse, em vez de chamar a equipe de manutenção, tentou retirar o material e destravar o equipamento.

Já as reclamadas foram consideradas culpadas por não terem fiscalizado se os trabalhadores realmente obedeciam à proibição do uso de anel. O magistrado também lembrou que certamente ele não estava usando luvas, o que evitaria que a peça ficasse presa na máquina.
No recurso ao TRT3, as empresas insistiram na tese de culpa exclusiva do empregado. Além de praticar um "ato inseguro", elas argumentaram que o uso de anel era terminantemente proibido, de forma que a fiscalização constante e rígida era desnecessária.

A relatora, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, entendeu que houve imprudência do empregado ao desobstruir a máquina, entretanto o maior determinante para o acidente foi o fato do autor não estar usando equipamentos de proteção individual necessários à atividade. Explicou, também, que a prova oral das reclamadas demonstram que elas não levaram a sério as precauções que incumbiam a sua responsabilidade. (RO nº 00607-2007-137-03-00-2).



..............
Fonte: TRT3



Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro