|   Jornal da Ordem Edição 4.293 - Editado em Porto Alegre em 08.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.09.11  |  Dano Moral   

Falsa acusação de roubo resulta em danos morais

A vítima estava encostada no automóvel, conversando com um amigo, quando foi acusado de furto pelo dono do veículo.

Um homem foi condenado pela Justiça a pagar R$ 7 mil de indenização, por danos morais, devido à falsa acusação de tentativa de furto de seu veículo. A decisão é da Câmara Especial Regional de Chapecó (SC).

O fato, ocorrido no carnaval de 2007, no município de São Carlos (SC), foi presenciado por várias pessoas, e uma viatura da Polícia Militar encaminhou o réu à delegacia, onde foi registrada a ocorrência.

Em ação ajuizada na Comarca de São Carlos, o autor contou que estava apenas encostado no veículo e conversava com um amigo, quando o réu, dono do carro, o acusou de furto. A sentença determinou o pagamento de R$ 3 mil a título de indenização ao autor. Ambos apelaram da decisão.

O relator, desembargador Eduardo Mattos Gallo Júnior, entendeu que as testemunhas da vítima foram claras quanto aos fatos, especialmente o motoqueiro com quem estava na hora do incidente. No relato afirmaram, inclusive, que o réu havia deixado uma parte da capota do carro parcialmente aberta, de forma negligente.

O magistrado avaliou ser necessária a majoração do valor fixado. "Sim, porque a referida indenização não possui apenas natureza compensatória à vítima, mas deve funcionar como medida pedagógica, a qual deverá inibir o apelado de praticar reiteradamente atos como os aqui discutidos", concluiu. (Apelação Cível n. 2008.026635-8).


..............
Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro