|   Jornal da Ordem Edição 4.288 - Editado em Porto Alegre em 30.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.06.08  |  Dano Moral   

Desempregada presa duas vezes por causa de mesmo mandado ganha reparação por danos morais

O juiz da 1º Vara da Fazenda Pública do TJDFT, Carlos Alberto Silva, determinou que o Distrito Federal indenize em R$ 3 mil uma desempregada que cumpriu por duas vezes o mesmo mandado de prisão.

A autora da ação foi encarcerada pela primeira vez em agosto de 2005, após mudar de residência sem comunicar ao Juízo. O processo lhe cobrava pouco mais de R$ mil reais, devidos por causa do não pagamento do aluguel de um imóvel em que foi fiadora. Quitada a dívida, ela foi posta em liberdade.

Entretanto, ela tornou a ser capturada no ano seguinte. Mesmo libertada no mesmo dia pelo juiz de plantão, que revogou a prisão após constatar o pagamento da dívida, ela se sentiu ofendida, ingressando com a ação de reparação por dano moral.

Para Alberto Silva, a honra subjetiva da mulher foi ferida sem repercussão à reputação social. Ele explicou que a autora não foi exposta no meio profissional, pois está desempregada. Segundo o magistrado, a indenização visa amenizar a dor sofrida, punir o causador do dano e servir de lição para que sejam evitados futuros erros semelhantes. (Proc. n.º 2007.01.1.015266-3)



............
Fonte: TJDFT

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro