|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.03.08  |  Diversos   

CNJ vai normatizar sistema de penhora on-line

O CNJ vai editar uma resolução para normatizar o sistema de penhora on-line de contas bancárias, o Bacen Jud, criado por meio de convênio entre o Banco Central do Brasil e o Poder Judiciário.
 
A decisão, unânime, ocorreu no julgamento do Pedido de Providências nº 200710000014784, em que o relator, conselheiro Antonio Umberto de Souza Júnior, esclareceu que a medida visa evitar problemas como o bloqueio de diversas contas do devedor.
 
O pedido foi feito por empresas do Grupo Pão de Açúcar, devido a penhora múltipla realizada pelo sistema Bacen Jud em contas da companhia e de seus diretores. Segundo os requerentes, “faltam critérios transparentes nesse tipo de penhora”. O Grupo Pão de Açúcar reclamou que teve dez contas bloqueadas, para a cobrança de uma dívida de apenas R$ 28 mil.
 
Segundo informações do CNJ, as mudanças devem permitir que as empresas informem uma única conta para o bloqueio. Medida que pode vir a surtir pouco efeito já que com a recente atualização do Bacen Jud permite aos magistrados o acesso livre ao saldo e extrato de devedores. Além disso, se a conta não contiver valor suficiente, o bloqueio poderá ser estendido às demais existentes.



............
Fonte: CNJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro