|   Jornal da Ordem Edição 4.396 - Editado em Porto Alegre em 02.10.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

20.06.12  |  Diversos   

Banco é condenado por cobrar tarifa de liquidação antecipada de empréstimo

Correntista, além de receber cobrança adicional, teve seu nome negativado, apesar de não ter débito com a instituição financeira.

Foi negado provimento ao recurso sobre ação que condenou o banco Santander a devolver a um correntista o valor em dobro da tarifa de liquidação antecipada de empréstimo e a pagar R$ 10 mil por dano moral. O desembargador Agostinho Teixeira, da 13ª Câmara Cível do TJRJ, julgou a questão.

De acordo com os autos, o cliente fez um empréstimo no banco e, ao antecipar o pagamento da dívida, foi surpreendido com a cobrança da tarifa. O correntista ainda teve seu nome negativado, embora não tivesse débito com a instituição financeira.

Segundo o magistrado, o cliente deveria ter recebido um prêmio e não a cobrança de tarifa. "Na verdade, a quitação antecipada deveria ser premiada pelo credor, porque elimina o risco de inadimplência. A exigência de tarifa (que tem natureza de pena pecuniária) chega a ser absurda sob o ponto de vista negocial, porque desestimula um comportamento do devedor que só beneficia o credor", afirmou.

O julgador rejeitou a alegação do Santander de que a cobrança está autorizada pela Normativa 3.401 do Conselho Monetário Nacional. "Ainda que estivesse prevista em norma administrativa, a regra seria nula, em razão do que dispõe o CDC", ressaltou. Em sua decisão, o relator do processo considerou também a jurisprudência do TJRJ, que considera abusiva a cobrança da tarifa. Com isso, está mantida a sentença da 1ª Vara Cível de Nilópolis, onde a ação teve início.  

Processo nº: 006734102007.8.19.0036

Fonte: TJRJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro