|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.12.13  |  Família   

Audiência de ratificação é indispensável em casos de divórcio consensual

Para um dos desembargadores, "no caso do divórcio extrajudicial, ambos os requerentes comparecem ao respectivo cartório e ali, perante o tabelião, ratificam sua intenção e a ciência inequívoca acerca dos termos do divórcio e demais cláusulas, se houver".

Em pedidos consensuais de divórcio é indispensável, sob pena de nulidade, a realização de audiência de ratificação. A decisão é do TJRS, que deu provimento à apelação do Ministério Público, reformando sentença da 1ª Vara Judicial da Comarca de Guaporé (RS).  O julgamento ocorreu na apreciação de um incidente de composição de divergência, suscitado pela 8ª Câmara Cível do TJRS.

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Rui Portanova, ressaltou que o tema encontra posicionamentos antagônicos nas duas Câmaras integrantes do 4º Grupo Cível. O julgador destacou ainda que as partes estão em consenso, tanto que o pedido foi formulado em conjunto e representado pelo mesmo advogado. Assim, sendo certo que as partes estão firmes em sua intenção de divorciarem-se, não há porque desconstituir a sentença, apenas por não ter sido realizada a audiência de tentativa de conciliação.

Divergindo do relator, o desembargador Luiz Felipe Brasil Santos destacou que, mesmo no caso do divórcio extrajudicial, ambos os requerentes comparecem ao respectivo cartório e ali, perante o tabelião, ratificam sua intenção e a ciência inequívoca acerca dos termos do divórcio e demais cláusulas, se houver. Isto significa dizer que o simples decreto do divórcio judicial sem audiência de ratificação acaba por tornar o procedimento mais informal do que a própria via extrajudicial.

O magistrado frisou ainda que não estão revogados os dispositivos processuais aplicáveis ao pleito divorcista, como o que trata da obrigatória realização da audiência de ratificação nos casos de divórcio consensual.

Acompanharam a divergência os desembargadores Jorge Luís DallAgnol, Sérgio Fernando de Vasconcellos Chaves, Liselena Schifino Robles Ribeiro, Alzir Felippe Schmitz, Sandra Brisolara Medeiros e Ricardo Moreira Lins Pastl.

Com este julgamento, fica uniformizado o entendimento sobre a matéria, por parte de ambas as Câmaras especializadas em Direito de Família, do TJRS.

Apelação: 70057799868

Fonte: TJRS

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro