|   Jornal da Ordem Edição 4.431 - Editado em Porto Alegre em 22.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.05.07  |  Criminal   

Acusado de roubar gado para fazer churrasco consegue liberdade provisória

A 5ª Turma do STJ concedeu liberdade provisória a Antônio de Paiva dos Santos, acusado de roubar gado no Estado de São Paulo. De acordo com a denúncia, Antônio foi surpreendido com um boi e três vacas já abatidos e confessou ter feito um churrasco com a carne dos animais.

Segundo a denúncia, a prisão preventiva do réu se fazia necessária porque os furtos praticados em série pelo acusado vinha alarmando o meio social e atingindo duramente as vítimas, "pois intranqüilizam a população local e fomentam a manifestação coletiva por parte de populares que se sentem tendentes a ´copiar´ a conduta".

A relatora, ministra Laurita Vaz, ressaltou que o entendimento consagrado pelo STJ considera que somente a gravidade do crime ou o clamor público não são suficientes para justificar uma prisão cautelar, sendo“ imprescindível que seja complementado a um dos requisitos previstos na legislação, e não em hipóteses”, ao conceder a liminar para libertar o acusado se por outro motivo não estiver preso. (HC nº 73192 - com informações do STJ).

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro