|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.08.07  |  Advocacia   

Ruy Rocha Noronha de Mello: pelo cumprimento das regras

Sem nunca deixar de exercer a atividade advocatícia, o advogado Ruy Rocha Noronha de Mello participou ativamente de atividades sociais e de iniciativas filantrópicas.
 
Nascido em 5 de fevereiro de 1923, Noronha de Mello é natural de Pelotas. Sexto filho do casal Francisco Noronha de Mello e de Liduina Rocha de Mello. Desde 8 de maio de 1945 reside em Novo Hamburgo.
 
Noronha de Mello foi duas vezes presidente da OAB, Subseção do Vale dos Sinos, de 1963 a 1965 e de 1967 a 1969. A atividade política iniciou em 1947, quando concorreu ao cargo de vereador, na primeira eleição à Câmara Municipal de Novo Hamburgo, alcançando a segunda maior votação do município. Ele também desempenhou várias comissões e a vice-presidência do Legislativo dali. 
 
Em outubro de 1950 foi eleito deputado estadual. Durante o mandato exerceu a presidência da Comissão de Obras e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Nas legislaturas de 1953 e 1954, exerceu o cargo de vice-líder da bancada do então PTB.
 
Anterior à graduação de Direito, a educação básica foi adquirida no Colégio Militar de Porto Alegre. Logo, Noronha de Mello foi transferido para o Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde completou o curso. Em 1940, ele ingressou no Instituto de Educação do Botafogo, no Rio de Janeiro, onde, em fins de 1941, completou o Curso Complementar Jurídico. De volta a Pelotas, no ano de 1942,  iniciou a Faculdade de Direito.
 
Preocupado com o bem social, no ano de 1964 o advogado foi presidente do Rotary Clube de Novo Hamburgo e, em 1967 e 1968 foi presidente da Fundação Cidade do Menor São João, entidade filantrópica mantenedora do Lar da Menina.

Entre as contribuições de Noronha de Mello, estão a criação do Colégio Estadual 25 de Julho; a criação do Grupo Escolar Estadual Otávio Rosa; a fundação do Aéreo Clube de Novo Hamburgo; a fundação do Triângulo Maçônico “Ruy Barbosa”. Foi membro do Conselho Deliberativo da Feevale (Federação de Ensino Superior do Vale do Rio dos Sinos) e professor de Direito Aplicado no período 1972 a 1973.
 
Ele diz que a homenagem consistente na entrega da Comenda Osvaldo Vergara "é uma honra, pois representa o reconhecimento por muitos anos de trabalho". Ele arremata que a láurea "é mais uma expressão de vida na Advocacia, que sempre exerci com magnífico cumprimento das regras”, ressalta.

...............................

Leia também

OAB-RS homenageia advogados com a Comenda Osvaldo Vergara

Outros homenageados

* Omar Ferri

* Roberto Farinon

* Luiz Carlos Levenzon

* Armando José Farah

* Walter José Diehl

* Antonio Carlos Filippe

* Violeta Odete Azevedo de Campos

* Vera Maria Reis da Cruz

* José Diogo Cyrillo

* Cláudio Gralha

* Fernando Affonso Gay da Fonseca

* Antonio Augusto da Silva Fagundes

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro