|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.08.07  |  Diversos   

Debate sobre governabilidade e responsabilidade

Rumos da reforma política e a relação de governabilidade com responsabilidade, foram os temas da segunda parte do 7º Encontro Sulbrasileiro de Constitucionalistas.

"Enquanto em outros países são comuns as entidades associativas, no Brasil a realidade é outra; há um desvalor às raízes", comentou o ministro Paulo Bossard de Souza Pinto.

Continuando o debate sobre a política brasileira,  o professor Roger Stiefelmann Leal, doutor em Direito pela USP, questionou: "como diferenciar partidos se nosso sistema eleitoral permite uma série de coligações, onde em determinados momentos o nosso voto, em determinado candidato, acaba indo para outro partido?"

"O presidente da República foi eleito com aproximadamente 60% dos votos, enquanto o seu partido não possui sequer um quinto da Câmara",
lembrou o deputado federal Ibsen Pinheiro.

"O Congresso não vota nada de relevante, porque não há interesse do governo que isso ocorra", ressaltou o vice-presidente do BRDE, Francisco Turra.

O cientista político  José Antonio Giusti Tavares, último a falar na noite de quinta-feira (23), ressaltou que "fidelidade partidária exige lista fechada, ou seja, hierarquizada e ordenada", ao falar sobre o troca-troca de partidos que os políticos brasileiros promovem.


Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro