|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.03.08  |  Advocacia   

Amizade pelo Orkut não caracteriza suspeição de testemunha

A 3ª Turma do TRT-3 negou provimento a recurso ordinário do Centro Cultural Anglo Americano Colina, de Minas Gerais, que pleiteava a desconsideração do depoimento da testemunha do reclamante Abimael Gonçalves Almeida, que mantinha com este amizade íntima pelo portal de relacionamentos Orkut.

O relator do recurso, desembargador Bolivar Viegas Peixoto, ressaltou que as evidências do relacionamento virtual, em si, não bastam para configurar a suspeição da testemunha, pois isso não demonstra a existência de estreito laço de amizade, como troca de confidências. "Sabe-se que, geralmente, nas relações estabelecidas por meio do Orkut, não há contato pessoal algum, restringindo-se tais amizades, tão-somente, à esfera virtual", completou o desembargador.

A alegação da ré era de que as comunicações mantidas entre dois no Orkut indicavam estreito grau de amizade, a ponto de a testemunha se referir ao reclamante por apelido carinhoso. Por isso, defendia que esta só poderia ser ouvida como informante.

No entanto, o relator considerou que as conversas virtuais apresentadas na audiência não têm o alcance alegado pela ré: "Os diálogos não demonstram existência de estreito laço íntimo entre eles, como troca de confidências, que possa configurar a suspeição da testemunha", salientou, acrescentado que não houve prova de que o relacionamento tenha ultrapassado o campo virtual.

Por esse fundamento, foi negado provimento ao recurso da reclamada, mantendo a validade do depoimento da testemunha apresentada pelo reclamante (RO nº 00486-2007-096-03-00-8 ).



...........
Fonte: TRT-3

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro