|   Jornal da Ordem Edição 4.291 - Editado em Porto Alegre em 06.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.11.11  |  Advocacia   

XXI Conferência Nacional da Advocacia: OAB/RS participa do painel "Processo Eletrônico - Desafios e Realidade"

Após os eventos realizados, dirigentes do CFOAB, da OAB/RS e advogados gaúchos visitaram o estande da seccional do Rio Grande do Sul, que está exposto e à disposição de todos os advogados durante toda a XXI Conferência Nacional.

Durante a XXI Conferência Nacional da Advocacia, em Curitiba (PR), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, participou, na manhã desta terça-feira (22), do painel "Processo Eletrônico: Desafios e Realidade".
 
Estavam presentes no evento o tesoureiro da Ordem, gaúcha, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o presidente da Comissão Especial do Processo Virtual, Peticionamento Eletrônico e Outras Tecnologias da OAB/RS (CEPVPEOT), conselheiro seccional Carlos Thomaz Albornoz; os membros da CEPVPEOT, conselheiros seccionais Rosângela Herzer dos Santos e Miguel Ramos; a diretora do Departamento Cultural-Artístico e coordenadora da Casa do Advogado, conselheira seccional Regina Guimarães; o coordenador do painel, José Carvalho Zagallo; e o palestrante Ricardo Alburquerque.

Em sua fala, Lamachia destacou a preocupação da seccional gaúcha com a utilização de diversos sistemas existentes no País: "A unificação dos sistemas de processo eletrônico é uma das nossas bandeiras".

O dirigente também lembrou que o número de advogados que possuem a certificação digital ainda é baixo. "Apenas 10% dos profissionais possuem assinatura digital, isso num universo de 750 mil advogados no País. Precisamos buscar alternativas para incluir todos na era digital".

Em sua exposição, o tesoureiro da OAB/RS afirmou que o processo eletrônico é apenas uma ferramenta e que a problemática está relacionada a uma questão cultural. "Quantas universidades oferecem a disciplina sobre processo eletrônico?", questionou Cabanellos Schuh, que continuou: "os advogados ainda não estão incluídos digitalmente e isso tem que ser analisado".

Albornoz explanou aos presentes sobre o trabalho e a experiência da Ordem gaúcha em relação ao processo eletrônico.

Já o vice-presidente da CEPVPEOT, conselheiro seccional Miguel Ramos, enfatizou que "nós advogados temos que abrir nossa mente para a nova forma de advogar". Ele frisou ainda que a classe deve manifestar suas angústias, críticas e sugestões, visando ajudar os Tribunais no aperfeiçoamento dos sistemas.

Instituto dos advogados

Paralelo ao painel sobre o processo eletrônico, a secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral, acompanhou a sessão solene do Colégio dos Institutos dos Advogados.

CDAP

O vice-presidente da OAB/RS, Jorge Maciel, juntamente com o secretário-geral da CAA/RS e membro da Comissão de Defesa e Assistência e Prerrogativas (CDAP), Daniel Barreto,e dos membros da Comissão, Alvaro Antônio Boff e Tiago Sponton, participou do painel Direitos e Garantias dos Advogados, realizado na tarde desta terça-feira (22). 

Estande OAB/RS

Após os eventos realizados, dirigentes do CFOAB, da OAB/RS e advogados gaúchos visitaram o estande da seccional do Rio Grande do Sul, que está exposto e à disposição de todos os advogados durante toda a XXI Conferência Nacional.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro