Na última semana, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, cumprindo roteiro de interiorização iniciado em 2007, visitou os municípios de São Sepé, Restinga Seca, Candelária, Venâncio Aires, Caxias do Sul e Igrejinha. Foram, aproximadamente, 1.270 km percorridos em dois dias, entre quinta-feira (02) e sexta-feira (03). As viagens fazem parte do Projeto de Interiorização da entidade.
“A OAB/RS tem que participar efetivamente da vida dos advogados em todas as regiões do estado. Quando esta gestão tomou posse, assumiu o compromisso de levar a Ordem para o Interior”, salientou Lamachia. O dirigente lembrou, também, que “após tomar posse em janeiro de 2007, no segundo dia de gestão já começamos a interiorização em Uruguaiana”.
Em São Sepé, foi anunciada a doação pela prefeitura do terreno para a OAB local e foi entregue a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes da subseção.
No município de Restinga Seca, Lamachia reuniu-se com o juiz da Comarca e com o presidente da subseção de Agudo para tratar de assuntos como a fixação de honorários advocatícios. O presidente da seccional esteve, ainda, na sala da OAB, localizada no Foro de Candelária.
Em Venâncio Aires, foi entregue a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes e, após, houve um jantar de confraternização. Lamachia também fez a abertura do II Seminário Regional de Direito Previdenciário, em Caxias do Sul. Após o evento, o dirigente vistoriou, em Igrejinha, a fase final da obra da sede própria da subseção. Por fim, completou-se o roteiro previsto para a data com o retorno a Porto Alegre.
Nesta segunda-feira (06), Lamachia viajou até Rio Grande, onde realizou desagravo público a advogado, percorrendo mais 635 km entre ida e volta.
Na quarta-feira (08), o presidente da OAB/RS entregou a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes da subseção de Guaíba. Nesta quinta-feira (09), Lamachia visitou as subseções de Encantado, ao meio dia, Lajeado e Estrela, à tarde e Taquari à noite. Nos municípios de Encantado e Taquari, os ex-dirigentes serão homenageados com a medalha em almoço e jantar de confraternização.
O presidente da seccional visita, na sexta-feira (10), as cidades de Sarandi ao meio-dia, Nonoai à tarde e Frederico Westphalen à noite, nas quais entrega a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes em cada uma das subseções.
Os advogados de Não-Me-Toque e Passo Fundo realizam, na sexta-feira (17), almoço e jantar, para receber a visita do presidente da Ordem gaúcha, que realiza cerimônia para a homenagem aos ex-dirigentes das OABs.
Já na segunda-feira (20), Lamachia visita, ao meio-dia, Tapes e, à noite, Canguçu. Em ambas, o dirigente da OAB/RS confraterniza com advogados para a entrega da Medalha Leonardo Macedônia. No dia seguinte (21), Lamachia irá almoçar em Sapucaia do Sul para homenagear os ex-presidentes da subseção. À noite, o presidente da seccional visita Vacaria, onde também entrega medalha.
Na quarta-feira (22), o dirigente da Ordem gaúcha visita advogados de Taquara, ao meio-dia, e Rosário do Sul, à noite. Em ambas as cidades, os ex-dirigentes serão homenageados com a Medalha Leonardo Macedônia. Ao visitar São Borja, na noite de quinta-feira (23), Lamachia reúne-se com advogados e entrega medalha aos ex-presidentes. No dia seguinte (24), o presidente da OAB/RS visita Itaqui, onde também homenageia os ex-dirigentes da subseção.
Na quinta-feira (30), Lamachia visita Giruá ao meio-dia e, à noite, Três Passos. Em ambas, os ex-presidentes recebem a Medalha Leonardo Macedônia. Encerrando o mês de julho, na sexta-feira (31), o presidente da Ordem gaúcha inaugura a subseção de Alvorada e homenageia os ex-dirigentes da OAB local.
Prestação de contas e aproximação da seccional
Em todas as visitas que realiza ao interior do estado, Lamachia presta contas da gestão, buscando destacar as ações da seccional em prol da classe, como os PLs em tramitação no Congresso Nacional, de interesse da advocacia e que foram propostos pela OAB/RS. O presidente da Ordem gaúcha também ressalta, em suas viagens institucionais, as conquistas da entidade, como a aquisição da nova sede em Porto Alegre, na qual a OAB/RS trocou aluguel por investimento. Lamachia ainda enfatiza as atividades da CAA/RS, da ESA (por meio dos cursos telepresenciais) e da OABPrev.
Demandas locais da advocacia, mas que atingem à classe como um todo, também são lembradas nas visitas, como é o caso da compensação dos honorários advocatícios. Segundo ele, são fundamentais as viagens para aproximar a seccional dos advogados do interior e prestigiar a OAB local. “A presença da Ordem garante também o respeito às prerrogativas profissionais”, afirmou Lamachia.
Outro ponto fundamental da presença da entidade no interior do estado é a busca frequente da qualificação das mais de 260 salas de atendimento aos profissionais, seja nas sedes próprias ou nos Foros. Fruto deste trabalho é a conclusão de diversas obras de manutenção, modernização e construção de sedes próprias. Somente em 2009, serão 14 novas sedes inauguradas.
Além da aproximação dos gestores da entidade com os profissionais dos mais diversos recantos do estado, as viagens marcam também a interação dos dirigentes com os magistrados de cada região. “Essa aproximação com a magistratura é indispensável para o fortalecimento das relações dos agentes fundamentais à administração da Justiça”, destacou Lamachia, que complementou, “nessas ocasiões marcamos também a posição da entidade em prol da valorização dos honorários advocatícios e da conscientização quanto ao respeito às prerrogativas da advocacia, que mais do que respeito à atuação do profissional é, principalmente, a garantia plena dos direitos de defesa da cidadania”, finalizou o dirigente.
Para o dirigente da OAB/RS, a entrega da Medalha Leonardo Macedônia é uma forma de homenagear aqueles que efetivamente fizeram da OAB uma entidade respeitável, ressaltando o importante papel de cada um dos ex-presidentes, que, de forma solidária e gratuita, desempenharam importante papel na história da Ordem gaúcha.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759