|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

30.01.08  |  Criminal   

Violação indevida de e-mails pode virar crime no Código Penal

A violação indevida de correspondências e comunicações eletrônicas pode ser incluída no Código Penal. É o que propõe o PL 1704/07, do deputado Rodovalho (DEM-DF). O texto também prevê punições para a divulgação, transmissão a outros ou utilização abusiva dos e-mails.

Na legislação atual, a violação de correspondência escrita ou telefônica são crimes punidos com detenção de um a seis meses ou multa. Se o dano for causado a outra pessoa, a pena é aumentada pela metade. Já nos casos em que o crime for cometido com abuso de funções em serviço, a pena pode chegar a três anos de detenção. O e-mail seria incluído entre as correspondências invioláveis.

O deputado destaca que o Código Penal não prevê como crime a violação de e-mails. Segundo Rodovalho, o Código está pedindo uma atualização que preveja sanções para esse tipo de crime. Seria uma busca por mais clareza e precisão na aplicação da lei por juízes que cada vez mais julgam esses casos por todo o País.


...................
Fonte: Agência Câmara

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro