|   Jornal da Ordem Edição 4.392 - Editado em Porto Alegre em 26.09.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.09.14  |  Advocacia   

VII Conferência: mais de 400 advogados são capacitados para acessar o Portal Eletrônico do TJRS

Desde o início dos treinamentos para os sistemas, a OAB/RS já capacitou mais de oito mil advogados.

Mais de 400 advogados lotaram o Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, para mais um treinamento para o processo eletrônico, promovido pela Ordem gaúcha, por meio da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI). Gratuito, o evento integrou a programação da VII Conferência Estadual dos Advogados na tarde desta quinta-feira (24). Nesta edição, a capacitação foi voltada para o Portal Eletrônico do TJRS.

Desde o início dos treinamentos para os sistemas, a OAB/RS já capacitou mais de oito mil advogados – excluindo-se os profissionais capacitados de forma eletrônica, através da modalidade EaD. O objetivo é sanar dúvidas dos profissionais sobre o sistema, apresentando, em todos os aspectos, o passo a passo para o melhor manuseio da ferramenta.

Para o presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB, Luiz Claudio Allemand, o trabalho feito pelas comissões das seccionais é de extrema importância para os profissionais. Segundo ele, um indicativo disto é que, no Brasil, mais de 350 mil advogados já possuem certificado digital. "No País, há 46 diferentes sistemas de processo eletrônico. Nós clamamos por uma unificação qualificada destes, visando facilitar e não excluir nenhum profissional nesta transição", considerou Allemand.

Ao realizar a abertura do evento, o presidente da CEDTI, Carlos Thomaz Albornoz, afirmou que, devido ao Processo Eletrônico, o exercício da advocacia está enfrentando um momento de transição. "Nosso objetivo é tornar o sistema um elemento efetivo e facilitador do trabalho dos profissionais, e para isso estamos proporcionando aos advogados o conhecimento no manejo das novas ferramentas do judiciário, através de cursos e treinamentos específicos", enfatizou.

O vice-presidente da CEDTI, Miguel Ramos, foi um dos palestrantes do evento. A diretora da ESA, Rosângela Herzer, também esteve presente.

Advogados avaliam treinamentos oferecidos pela OAB/RS

Para o advogado João Marcelo Braga da Silva, de 61 anos, a iniciativa da Ordem gaúcha de realizar inúmeras capacitações é necessária, pois o processo eletrônico é irreversível. "A capacitação é de extrema importância para sanar erros, que, após o curso, se mostram mais acessíveis", avaliou.

Já a advogada Mariana Souza, de 27 anos, destacou que os manuais de uso dos sistemas são feitos por técnicos, e que o treinamento é uma espécie de tradução para os advogados, pois fala a "mesma língua" dos profissionais. "Outra questão muito importante é o contato direto com a Comissão, levando dúvidas e pontos que eles podem levar aos responsáveis pelos sistemas", acrescentou.

O advogado e conselheiro seccional Paulo Rosado, de 51 anos, considerou que as capacitações são essenciais, pois tornam o aprendizado muito menos penoso. Ele afirmou, ainda, que "a capacitação apresenta de forma didática o sistema, e é absolutamente oportuna para este momento de transição".


Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro