|   Jornal da Ordem Edição 4.588 - Editado em Porto Alegre em 12.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.10.11  |  Diversos   

Vícios de construção não geram indenização a ex-proprietária

Em caso de verba indenizatória decorrente de vício oculto em edificação, o ressarcimento acompanha o imóvel e não o mutuário.

Ex-proprietária de imóvel com avarias não será indenizada, pois o valor do ressarcimento, segundo juízo, deve ser pago aos atuais donos do apartamento. A decisão foi estabelecida pela 4ª Câmara Civil do TJSC, que manteve parcialmente sentença da Comarca de São José. O valor da indenização foi fixado em R$ 15 mil, que deverão ser pagos pela ré, à Caixa Seguradora.

Segundo os autos, a mulher vendeu o imóvel a um casal, em 2001. Em 2005, a ex-proprietária ajuizou ação contra a Caixa Seguradora, visando receber indenização por vícios ocultos na edificação.

A autora da ação afirmou que os novos moradores não têm direito ao ressarcimento, pois não terminaram de pagar pela compra do imóvel. Restaria ainda, segundo ela, o pagamento de R$ 2 mil. Os atuais donos, por sua vez, sustentaram ser merecedores da indenização, visto que arcaram com os gastos necessários para resolver os problemas na construção.

Segundo o relator da matéria, desembargador Eládio Torret Rocha, em caso de verba indenizatória decorrente de vício oculto em edificação, o ressarcimento acompanha o imóvel e não o mutuário.
(Apelação Cível n. 2010.087640-0)


Fonte: TJSC

 

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro