|   Jornal da Ordem Edição 4.577 - Editado em Porto Alegre em 25.07.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.02.11  |  Advocacia   

Veranistas aplaudem 27ª edição da Cavalgada do Mar

Após percorrer 200 km liderando a 27ª edição da Cavalgada do Mar, o Piquete da OAB/RS, comandado pelo seu patrão, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, encerrou sua jornada neste sábado (26), na praia de Dunas Altas, Litoral Norte gaúcho.

A 27ª Cavalgada do Mar iniciou sábado (19), na praia de Torres, com a presença da senadora Ana Amélia Lemos e do deputado federal Aldo Rebelo, o qual, a convite de Pellizzer e do membro da Comissão de Serviços Públicos da OAB/RS Cláudio Cunha, vestiu a camisa do Piquete da OAB/RS e acompanhou o percurso com os advogados.

Conforme Pellizzer, a participação dos representantes do Legislativo foi muito importante, tanto pela demonstração de respeito aos advogados gaúchos quanto pela discussão de assuntos de interesse da advocacia.

“Além do culto e estímulo ao tradicionalismo, na ocasião foi possível tratar de questões como a importância da aplicação do Exame de Ordem, a inclusão dos serviços advocatícios como beneficiários do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições - Simples Nacional, e a necessidade de aprovação dos projetos de lei de autoria da Ordem e de interesse dos advogados”, relatou o patrão do Piquete da entidade.

Honra às tradições e emoção dos veranistas

Honrando as tradições gaúchas e a bravura do povo gaúcho, os cavalarianos do Piquete da OAB/RS saíram neste sábado pela manhã da praia de Pinhal em direção a Dunas Altas. Sob uma leve garoa, os cavalarianos, conduzidos pelo patrão do Piquete Comando, Vilmar Romera, vivenciaram um momento especial de integração com os veranistas, que saudaram o grupo nas praias por onde passaram, fazendo com que os aplausos se sobrepusessem às músicas gauchescas.

Ansioso pela passagem dos cavalarianos, o funcionário público Luiz Cláudio Prestes da Silva destacou que “a Cavalgada do Mar representa uma tradição que não pode morrer, pois ela confirma o nosso orgulho em ser gaúcho”.

Com olhos atentos à beira do mar e curiosa para ver os “gaúchos” e seus cavalos de perto, a pequena Brida Consenza, de sete anos, conta que é a primeira vez que assiste ao vivo a Cavalgada. “É muito bonito, eu gostaria de desfilar junto”, revela.

Cavalarianos do Piquete da OAB/RS

Mais uma vez, foi expressiva a presença de advogados na Cavalgada. Pellizzer ressaltou que tão significativa participação demonstra o respeito às tradições gaúchas e amplia a presença da classe junto ao evento. O patrão do Piquete salientou ainda que a presença dos advogados é tão reconhecida, que nesta edição recebeu uma homenagem da Fundação Cultural Cavalgada do Mar, a qual “simboliza o agradecimento da Fundação para com os colaboradores e apoiadores da Cavalgada”.

Entre os que integram o Piquete da Ordem gaúcha, estiveram presentes na Cavalgada o presidente da subseção de Cachoeirinha, Dorival Sebastião Ipê da Silva; o presidente da subseção de Taquara, José Diogo Pressler; a vice-presidente da CAA/RS, Ivete Dieter; e o membro da Comissão de Serviços Públicos Cláudio Cunha. Participaram ainda Angela Borba; Paulo Diniz; Levi Straatmann; Air Bergenthal; Antonio Roberto da Silva Pinto (conselheiro subseccional de Montenegro); o vereador Paulo Marques; Augusto Pinto; Sandro Kayser; Tide Maia; Marco Antonio Pimenta Dutra Pereira; Valério Ramos Rodrigues; Carlos Kinopp; Otacilio de Souza Soares; Alexandre Moura de Oliveira; José Antonio Ramos Brandão e Elisandro Pereira Lopes.

Organização

Durante o percurso entre Torres e Dunas Altas, sob sol forte e períodos chuvosos, foram diversas as paradas realizadas pelo grupo para cuidar do descanso e hidratação dos animais e dos participantes. Um caminhão pipa da Corsan acompanhou o trajeto e forneceu a água necessária. Médicos veterinários também estiveram presentes e garantiram a segurança da tropa.

Tradição à beira-mar

A primeira Cavalgada foi realizada em 1984. Desde 1989, a Cavalgada vem sendo comandada por Vilson Romera, tradicionalista e entusiasta do culto das tradições gaúchas. Por meio das cavalgadas e da prática de antigos costumes, o evento visa ao cultivo da tradição de Estado e à conservação dos valores atrelados à história.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro