|   Jornal da Ordem Edição 4.322 - Editado em Porto Alegre em 19.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.04.08  |  Diversos   

União e RS respondem à ação por uso de herbicida em soja transgênica

A União e o estado do Rio Grande do Sul vão responder a processo pela utilização de um herbicida em soja transgênica. O TRF-1 anulou sentença de primeira instância da Justiça Federal que extinguia sem julgamento uma ação civil pública promovida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).  A decisão do Tribunal segue parecer da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR-1).

A ação pedia que a União e o estado impedissem a utilização do glifosato em soja transgênica por causa dos riscos à saúde pública e ao meio ambiente provocados pela substância. Mas a Justiça Federal extinguiu o processo por entender que não há autorização do Ministério da Agricultura para utilização do herbicida. Ou seja, segundo o juiz não há como impedir a utilização de um produto não autorizado.

A procuradora regional da República Maria Soares Cordioli, autora do parecer da PRR-1 no caso, explica que a alegação do juiz é "questionável" em razão das Medidas Provisórias nº 113 e 131, de 2003, convertidas nas Leis nº 10.688 e 10.814, do mesmo ano. As normas legalizam o cultivo de soja transgênica desenvolvida especialmente para resistir ao glifosato. A procuradora sustenta que as leis autorizam "indiretamente" a utilização do herbicida.

"Ainda que não houvesse autorização legal para o cultivo de soja transgênica resistente ao glifosato, a prática revela uma outra realidade, qual seja a de uso indiscriminado desse produto tóxico, bem como a ausência de uma fiscalização efetiva", afirma Maria Soares. O processo agora volta para julgamento da Justiça Federal no Distrito Federal.

Investigação nos estados - Procuradorias da República em cinco estados investigam denúncias de contrabando de organismos geneticamente modificados e agrotóxicos nas fronteiras do país. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os estados com suspeita de contrabando de transgênicos. As investigações foram abertas a pedido do Grupo de Trabalho Transgênicos e Agrotóxicos das 3ª e 4ª Câmaras de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF). (Proc. nº 2003.34.00.034026-7/DF) .



............
Fonte: MPF

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro