|   Jornal da Ordem Edição 4.292 - Editado em Porto Alegre em 07.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.10.11  |  Diversos   

Tráfico de drogas próximo à escola motiva aumento de pena

Entendimento vale, até mesmo, para casos em que não houve a venda de entorpecentes para estudantes.

Mesmo sem a prova da venda de drogas a estudantes, homem teve a pena elevada por traficar entorpecentes próximo à escola.  O traficante foi condenado a cinco anos e dez meses de reclusão, em regime inicial fechado, e pagamento de multa. A decisão foi da 6ª Turma do STJ, que julgou pedido de Habeas Corpus.

O réu havia sido preso em flagrante, portando 34 gramas de cocaína divididos em 11 porções. Ele alegou que a droga era de uso próprio e que o dinheiro, em seu poder, seria destinado para a compra de cerveja.

A defesa alegou que o réu deveria ser beneficiado com a diminuição de pena, pois trata-se de agente primário e de bons antecedentes, sem envolvimento com organização criminosa nem dedicação ao crime. Também solicitada a comprovação da relação entre o homem e os alunos da escola. Pelo pedido, se ele apenas estava próximo às instituições de ensino, mas não pretendia atingir os estudantes, não se poderia aplicar a causa de aumento estabelecida no artigo 40, inciso III, da Lei 11.343, de 2006.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura, afirmou que "A constatação de que o crime de tráfico de drogas era praticado nas imediações de estabelecimento de ensino, hipótese dos autos, dispensa a demonstração de que o réu comercializava entorpecentes diretamente com os alunos da escola".

HC 121.793

Fonte: STJ


 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro