|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.06.23  |  Trabalhista   

Trabalho com artesanato nas unidades prisionais não deve ser limitado

O acesso a trabalho é direito das pessoas em cumprimento de penas privativas de liberdade, conforme fixado na Lei de Execuções Penais (n.°7.210/1984). Nesse sentido uma decisão interlocutória da Vara de Execução de Penas no Regime Fechado determinou que órgão da administração penitenciária oportunize o exercício do trabalho de artesanato a qualquer pessoa custodiada que tenha interesse na atividade.

A decisão é assinada pelo juiz de Direito Hugo Torquato, titular da unidade judiciária, que atendeu um pedido realizado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para ser feita a extensão do trabalho de artesanato para todos os presos.

Decisão

Dessa forma, o requerido tem o prazo de 60 dias para atender a ordem judicial. Na decisão o magistrado estabeleceu que “As atividades deverão ser permitidas enquanto não for regularizado o acesso universal a outras modalidades de trabalho”.

Ao avaliar a situação, juiz Hugo Torquato discorreu sobre a pouca quantidade de vagas de trabalho dentro do sistema prisional. “E, de fato – como bem pontuado pelo Ministério Público – a quantidade de vagas de trabalho no sistema prisional acreano é ínfima, revelando descumprimento reiterado da Lei de Execução Penal”.

Quando deferiu a decisão, o magistrado considerou a legislação, a qual prevê o trabalho como dever e condição para dignidade da pessoa custodiada. “O dispositivo, contudo, deve ser interpretado em harmonia com a regra geral prevista nos arts. 28 e 31 do mesmo diploma normativo, que eleva o trabalho à categoria de dever e condição de dignidade do apenado”.

Fonte: TJAC

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro