|   Jornal da Ordem Edição 4.432 - Editado em Porto Alegre em 25.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.10.08  |  Diversos   

TJMT nega recurso de apelação a seguradora

A 1ª Câmara Cível do TJMT indeferiu o recurso impetrado pela Sul América Nacional Seguros, contra a decisão de primeira instância. Mantendo assim, a sentença que determinou o pagamento do seguro DPVAT, no valor de 40 salários mínimos ao segurado que sofreu acidente automobilístico e ficou inválido permanentemente. O recurso foi movido com a alegação de que o laudo pericial do Instituto Médico Legal não configura documento essencial à propositura da ação de cobrança de seguro, porque a incapacidade decorrente do sinistro pode ser aferida por outros meios de prova.

O acidente causou na vítima uma fratura exposta na perna direita, com complicações de caráter permanente, conforme relatório médico anexo aos autos. A apelante interpôs recurso de apelação suscitando carência de ação e afirmando que o segurado não comprovara que a invalidez permanente teria sido resultado do acidente. Afirmou também que caso haja dever de indenizar, o valor a ser pago dependerá do percentual de redução funcional do membro ou órgão afetado. Noticiando que o limite máximo indenizável é de R$ 13.500.
 
O relator, desembargador José Cury, entendeu que ficou demonstrado o nexo causal existente entre o acidente automobilístico e a lesão da vítima, impondo-se o dever de indenizar. O magistrado esclareceu também que o valor do DPVAT é de 40 salários mínimos, fixado consoante critério legal específico e vigente à época do sinistro, não se confundindo com índice de reajuste. (Recurso de apelação 69727/2008)




.............
Fonte: TJMT

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro