|   Jornal da Ordem Edição 4.282 - Editado em Porto Alegre em 22.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.07.07  |  Magistratura   

TJ do Paraná reabre sindicância de concurso para juiz

O presidente do TJ do Paraná, desembargador José Vidal Coelho, determinou o desarquivamento da sindicância que considerou regular a aprovação, no concurso de juiz substituto realizado no ano passado, de Leonardo Bechara Stancioli, genro do ministro Paulo Medina, do STJ.

O desembargador Vidal Coelho decidiu também suspender a nomeação de Stancioli, enquanto estiver em andamento a sindicância, que deverá ouvir as pessoas citadas nas matérias jornalísticas divulgadas na semana passada.

Interceptações telefônicas realizadas pela Polícia Federal e transmitidas pela emissora RPC TV indicam que Medina possa ter usado de sua influência como ministro para favorecer o genro junto à banca do concurso, na prova oral.

Stancioli ficou classificado em 17.° lugar no concurso e seria o próximo da lista dos aprovados a ser chamado, quando abrisse vaga. Embora esteja suspensa a nomeação, em sua decisão, o desembargador Vidal Coelho determina que fique reservada uma vaga a Stancioli, nomeando os demais candidatos aprovados, conforme forem vagando os cargos de juiz substituto.

O desembargador Jonny de Jesus Campos Marques, citado por Medina nas gravações da Polícia Federal, havia pedido a Vidal Coelho que reabrisse a sindicância por considerar que foi envolvido injustamente no caso. Segundo o TJ, na quinta-feira passada Vidal Coelho determinou a apuração dos fatos, com a coleta de depoimentos das pessoas citadas nas matérias jornalísticas.
Mas só nesta segunda-feira o fato foi divulgado.

A sindicância havia sido arquivada no fim de maio. A investigação interna apurou que não tinham sido encontrados problemas na condução do concurso. Segundo o TJ, a sindicância havia sido realizada por causa de matéria publicada pela revista Veja, em abril, que afirma haver gravações telefônicas em poder da PF indicando que Medina teria interferido para que o genro passasse no exame.

.............
Fonte: Gazeta do  Povo (texto do jornalista Rhodrigo Deda).

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro