|   Jornal da Ordem Edição 4.434 - Editado em Porto Alegre em 27.11.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.09.09  |  Diversos   

SUS terá que fornecer tratamento à empregada doméstica

Uma empregada doméstica ganhou o direito a receber, através do Sistema Único de Saúde, o tratamento para o diagnóstico completo de uma cardiopatia e, entre os exames necessários, o Estado do Rio Grande do Norte terá que fornecer, sobretudo, o procedimento chamado de Holter 24 horas.

De acordo com os autos, a paciente declara que, por diversas vezes, se deslocou à rede pública de saúde para realização do exame, mas obteve a informação de que não é ofertado.

O Estado argumentou, entre outros pontos, que o exame em questão é de média complexidade, sendo de competência e responsabilidade do Município de Natal, conforme dispõe a Programação Pactuada Integrada (Portaria 1318/02) e alega, ainda, que o cumprimento da decisão ofende ao princípio da legalidade orçamentária.

No entanto, a 1ª Câmara Cível do TJRN destacou que é “inaceitável” a justificativa, uma vez que se torna evidente a afronta a direitos e princípios resguardados pela Constituição Federal, no que se refere ao direito à vida e à saúde.

Os desembargadores também ressaltaram que a portaria citada, pela sua posição hierarquicamente inferior, deve se somar à Carta Magna e não afrontá-la diretamente, limitando o dever do Estado em proteger a vida do cidadão. O processo foi relatado pelo desembargador Expedito Ferreira. (Remessa Necessária e Apelação Cível – nº 2009.001688-0)



...................
Fonte: TJRN

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro