|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.05.07  |  Trabalhista   

Suposto injustiçado tem mais risco cardíaco

As pessoas que se consideram tratadas injustamente têm uma maior tendência a sofrer ataques do coração que o resto da população, segundo um estudo do University College de Londres - resumido, ontem, no saite globo.com.

Os pesquisadores acompanharam durante onze anos a evolução de mais de oito mil funcionários públicos britânicos, a quem perguntaram como eram tratados no trabalho e em casa.  Depois desse período, descobriu-se que as pessoas com uma forte sensação de injustiça tinham 55% mais probabilidade de sofrer de alguma doença cardiovascular que as que se sentiam tratadas justamente.

O estudo, publicado pelo "Journal of Epidemiology and Community Health", conclui que "a injustiça pode servir como mecanismo de prognóstico de um aumento dos episódios coronários e de outros problemas de saúde".

Segundo os autores do trabalho, embora seja preciso continuar estudando o tema para desvendar a complexa relação entre as pressões sociais e as doenças cardiovasculares, a justiça é a chave de uma sociedade saudável.  Os pesquisadores acreditam que a injustiça pode estar vinculada a esse tipo de doença porque o enfado e a humilhação que causa geram "sintomas psicossociais" e alterações biológicas do sistema nervoso, dos hormônios e do metabolismo.

Uma outra pesquisa - esta feita por cientistas americanos -  divulgada ontem (15)  pelo jornal "The Daily Telegraph" indica que a redução dos níveis de ansiedade pode servir para prevenir os ataques cardíacos.

O estudo, dirigido por Charles Blatt, da Harvard Medical School, e publicado no "Journal of the American College of Cardiology", indica que as pessoas muito ansiosas têm o dobro do risco de sofrer um ataque do coração, se, além da ansiedade, se preocuparem demais com sua condição.

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro