|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.04.10  |  Advocacia   

Sucumbente em ação é isentada do pagamento de honorários periciais

A 5ª Turma do TST retirou a condenação segundo a qual uma bancária teria que a arcar com os honorários periciais devidos ao especialista que realizou trabalho a seu pedido, no curso de uma ação em que tentou receber indenização por danos morais contra a empresa.

A bancária acreditou estar sob estabilidade provisória quando foi demitida de uma agência do Bradesco, na Bahia. Alegou na reclamação que teria passado a receber auxílio-doença poucos dias após a sua dispensa, em razão de ter adoecido em função de suas atividades. O juiz de primeiro grau reconheceu seu pedido, mas o TRT5 (BA) modificou a sentença e ainda a responsabilizou pelo pagamento dos honorários periciais.

Inconformada com essa decisão, ela recorreu ao TST, mediante recurso de revista, e foi atendida em parte. A ministra Kátia Magalhães Arruda, relatora da matéria na 5ª Turma, informou que, apesar de a bancária ser sucumbente na ação, não lhe cabia arcar com o pagamento do serviço pericial, porque era beneficiária da justiça gratuita, tal como estabelece “diversos princípios jurídicos, em especial o da cidadania, previsto no artigo 1º da Constituição Federal, e da proteção ao hipossuficiente, prestigiado em todo ordenamento e na doutrina pátria”.

A relatora observou que a indenização pretendida pela empregada não lhe era devida, uma vez que diversos exames periódicos descritos no acórdão do TRT-BA comprovavam que ela sempre esteve apta para a atividade laboral e que seu afastamento do trabalho decorria de doença comum, sem relação com o trabalho. (RR-197900-20.2003.5.05.0002).



.................
Fonte: TST

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro