|   Jornal da Ordem Edição 4.287 - Editado em Porto Alegre em 27.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.06.17  |  Advocacia   

Subseções da OAB/RS entregam relatório de pedido de Impeachment às Câmaras de Vereadores

Para reafirmar o empenho e o compromisso com a luta pelo fortalecimento da democracia, as subseções da OAB/RS protocolaram cópias do relatório do pedido de impeachment do presidente da República, Michel Temer, às Câmaras de Vereadores dos municípios do Estado.

As OABs de Osório, Bento Gonçalves, Farroupilha, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Marau, Passo Fundo, Guaíba, Júlio de Castilhos, Rio Grande e Caxias do Sul protocolaram o pedido, atendendo à medida do presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, que requereu em ofício às 106 subseções do Estado. Segundo o dirigente, a ideia é que as subseções sigam a iniciativa nacional da OAB, reafirmando o compromisso de toda a advocacia com a luta pelo fortalecimento de nossa democracia.

“A nossa entidade historicamente tem esse compromisso com a sociedade brasileira. O tema foi amplamente debatido entre os representantes da seccional gaúcha, formados por diretoria, conselheiros e presidentes”, garantiu.

“É um momento que exige apurações imediatas em função das gravações divulgadas pela imprensa e liberadas pelo STF. Respeitando a Constituição e os ritos processuais, a sociedade necessita de respostas e a garantia da ampla transparência bem como a segurança jurídica constitucional”, destacou Breier.

Impeachment

Em sessão extraordinária, no dia 20 de maio, o pedido de abertura do impeachment foi aprovado por 25 votos a 1. O documento foi protocolado no dia 25 na Câmara dos Deputados. Para a OAB, o presidente Michel Temer cometeu práticas político-administrativas ensejadoras de crime de responsabilidade, descritos no art. 85 da Constituição Federal, bem como na Lei do Impeachment (Lei n. 1.079/1950).

Este é o terceiro pedido de afastamento de presidentes da República apresentado pela OAB. O primeiro, em 1992, foi pelo impedimento de Fernando Collor. O mais recente, no ano passado, envolveu a então presidenta Dilma Rousseff.

Leia na íntegra o pedido de Impeachment do presidente Michel Temer

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro