|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.08.21  |  Advocacia   

Subseção de Uruguaiana da OAB/RS garante o direito de recolher o ISS sob o regime de tributação fixa anual no município

A OAB/RS, por meio da subseção de Uruguaiana, garantiu, a partir de um mandado de segurança, que as sociedades de advogados inscritas no município continuem a recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços) de acordo com o regime de tributação fixa anual. O mandado de segurança foi impetrado após uma alteração na legislação municipal (lei complementar nº 12/17 que modificou a lei municipal nº 3.313/03) que exigia a tributação com base no faturamento mensal e bruto anual das sociedades inscritas.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, enaltece a conquista da subseção de Uruguaiana, e frisa que o tema é de extrema importância para a Ordem gaúcha. “Entendemos ser abusivo qualquer comportamento que queira aumentar a tributação sob o que já está estabelecido para as sociedades de advogados. Não pode ser atribuída natureza empresarial às sociedades de advocacia a partir de parâmetros normativos equivocados, ou seja, não pode existir cobrança ilegal de tributos”, afere Breier.

O presidente da subseção de Uruguaiana, Maurício Felix Blanco, afirma que procurou o executivo municipal para tentar compor a divergência, mas todas as tentativas foram frustradas. O que motivou ajuizamento do Mandado de Segurança.

“Depois de esgotadas todas as tentativas, obtivemos essa vitória a partir do Mandado de Segurança. Esse é mais um exemplo da postura institucional que a OAB Uruguaiana, sempre com o importante e presente apoio da seccional, faz em defesa dos interesses da advocacia e do Estado Democrático de Direito”, pontuou o presidente da subseção.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro