“Nossa subseção, nesta data, dá um importante passo na busca pelo bem comum. Conseguimos mais esta vitória: uma sede própria moderna e funcional”. Com estas palavras, o presidente da OAB marauense, Ildomar Marodim, marcou seu discurso na solenidade de inauguração, ressaltando que, além da classe advocatícia, a vitória era das comunidades de Marau e de Casca, pois a elas também se destina a sede.
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, declarou emocionado: “Vivemos muitos momentos importantes, mas, sem dúvida, este é o momento mais significativo de nossa gestão”, ressaltando que aquela foi a primeira sede inaugurada na atual administração. “Quero parabenizar a toda a classe e à comunidade pela conquista desta casa da cidadania. Nela está materializado o esforço de todos para que se tornasse realidade”, completou.
Lamachia destacou que mais 13 sedes de subseção estão em construção e devem ser acabadas até o fim deste ano. “A OAB/RS tem se preocupado muito com o investimento e a qualificação das sedes das subseções, buscando dar as melhores condições de trabalho para os profissionais do Interior. Com a aquisição da sede própria da seccional, vamos economizar aproximadamente R$ 70 mil ao mês, e essas verbas serão investidas no Interior”.
Marodim ainda lembrou que uma das primeiras realizações da nova sede será a transmissão dos cursos telepresenciais da ESA, que começaram nesta segunda-feira (25), no mesmo auditório em que ocorreu a solenidade. Nele já estão o telão e a antena necessárias para as aulas.
Mais de 150 pessoas compareceram à inauguração oficial na noite da última sexta-feira (22), que iniciou com o tradicional corte de laço e uma benção pelo vigário da paróquia de Marau, frei Carlos Iaroseski, à placa comemorativa e ao próprio prédio. Após, foi oferecido jantar dançante.
Estrutura da sede
O terreno em que foi construída a sede, localizado nas proximidades do foro local, foi doado pela prefeitura de Marau e possui aproximadamente 1200 metros quadrados. O prédio da subseção possui auditório próprio para cerca de 150 pessoas, biblioteca, secretaria e sala de serviços.
“Nossa sede ficou, modéstia à parte, com uma boa apresentação, digna dos advogados da região. Ela está à disposição de toda a comunidade. Para os advogados, em especial, propiciará melhores condições de aperfeiçoamento profissional, através dos cursos e de nossas reuniões de estudo (as quais fazemos frequentemente para congregar a classe). Essa é uma política nossa: sempre incentivar o aperfeiçoamento dos colegas e apoiar os advogados jovens”, salientou o presidente da subseção, em entrevista à Comunicação Social da OAB/RS.
Presenças
Tanto Lamachia quanto Marodim destacaram, em seus discursos, a presença de representante dos Três Poderes e de toda a comunidade ao evento, demonstrando a união dos advogados com a sociedade, o que concretiza um dos pilares da atual administração – tirar a Ordem do confronto e trazê-la para o encontro.
Esteve presente toda a diretoria da OAB Marau, juntamente com Marodim: o vice, Lorileno Cerato Reveilleau, o secretário-geral, Aldo Lopes de Oliveira, a secretária-geral adjunta, Luciane Borges, o tesoureiro, Laércio José Rigo, e os conselheiros subseccionais Adroaldo Falkembach Reveilleau, Jair Poletto Lopes, Jose Martini, Paulo Roberto Flores e Vitor Ugo Oltramari.
Os presidentes das subseções de Soledade (Eduardo Gralha), de Passo Fundo (Cínara Tedesco), de Getúlio Vargas (Daltro D’Agostini), de Cachoeira do Sul (Rogério Drews) e de Tapejara (Neuri Coser), também prestigiaram a solenidade, bem como o presidente e o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados, Arnaldo Guimarães e Daniel Barreto, o conselheiro federal Gilmar Stello e os conselheiros seccionais Luiz Eduardo Amaro Pellizzer (coordenador das subseções) e Eduardo Ferreira Bandeira de Mello.
Igualmente presentes, estavam o prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin; o presidente da Câmara de Vereadores, Ênio Romani; o desembargador Genaro José Baroni Borges; a juíza diretora do foro local, Margot Cristina Agostini; o promotor de Justiça, Diego Pessi; o defensor público Elisandro Todeschini; além de prefeitos da região, vereadores, e de inúmeros advogados.
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759