|   Jornal da Ordem Edição 4.581 - Editado em Porto Alegre em 1.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.06.11  |  Advocacia   

Subseção de Canoas apresenta à OAB/RS situação alarmante do posto previdenciário do município

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu, na tarde desta quinta-feira (09), comitiva da subseção de Canoas, liderada pela presidente da Ordem local, Neusa Maria Rolim Bastos, e integrada pela presidente da Comissão da Mulher Advogada e conselheira seccional, Carmelina Mazzardo, para tratar da situação alarmante em que encontra-se o posto de Previdência Social do município.

Conforme a comitiva, as dificuldades estão relacionadas à demanda de processos judiciais, a área de abrangência e o número de servidores. "O posto previdenciário de Canoas atende 42 municípios, abrangendo uma população de 1.468.873, por isso existe a necessidade de que seja criada no município uma agência da previdência que possa atender melhor esta demanda, que é enorme", afirmou Neuza.

Segundo Carmelina, este não é um problema somente dos advogados, e, sim, de toda a sociedade. "Os pedidos encaminhados para o posto, que são de caráter alimentar, demoram quase um ano para serem analisados", declarou.

Além da alta demanda de processos judiciais e da área de abrangência, a subseção demonstrou a apreensão em relação ao número de servidores, que, atualmente são oito, porém, três já estão com pedidos de aposentadoria.

Após analisar os documentos trazidos pela OAB Canoas, Lamachia afirmou que a situação é muito preocupante e manifestou apoio à comitiva. "Essa realidade não pode continuar assim. Muitas pessoas estão sendo prejudicadas, inclusive os servidores, que estão trabalhando com uma demanda desumana. O município de Canoas necessita que seja criada uma agência previdenciária, com a máxima urgência". E continuou: "A OAB/RS irá reunir os presidentes das subseções que são atendidas pelo posto, para que em conjunto possamos encaminhar o pleito para o Ministério da Previdência, requerendo providências imediatas", finalizou Lamachia.

Estiveram também presentes o presidente da subseção de Santo Ângelo, Paulo Leal; os conselheiros seccionais Carlos Albornoz, Miguel Ramos, Eduardo Bandeira de Melo, Maria Aparecida Bergamo Finger; o vice-presidente da subseção de Canoas, Carlos Alberto Maack; o secretário-geral, Claudio Luiz Marafigo; o tesoureiro, Josias dos Santos; o conselheiro subseccional Eduardo Gerhardt Martins; os integrantes da Comissão do Jovem Advogado de Canoas, Tatiane Oliveira da Silva e Luciano Luiz Zambonin.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro