|   Jornal da Ordem Edição 3.912 - Editado em Porto Alegre em 08.08.2022 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.04.07  |  Diversos   

STF arquiva ação contra concurso público para notários e registradores de Santa Catarina

O ministro Gilmar Mendes, do STF , determinou o arquivamento do mandado de injunção impetrado pelo titular do 1º Tabelionato de Notas e 1º Ofício de Protestos da Comarca de Joinville (SC), Octávio Henrique Loyola Lobo. Ele pretendia suspender o concurso público aberto pelo TJ de Santa Catarina (TJ-SC) para a escolha do delegatário do tabelionato em que é titular.

Para tanto, Loyola Lobo alegou omissão do legislador por não se pronunciar na Lei dos Cartórios (Lei nº 8.935/94) sobre os atos de publicidade, moralidade e devido processo legal dos editais de concursos na área.

O mandado de injunção é um tipo de ação que visa impelir o Congresso Nacional a legislar sobre normas constitucionais ainda não regulamentadas. No caso concreto, o oficial alegou que a Lei dos Cartórios foi omissa ao regulamentar o parágrafo 3º, do artigo 236 da Constituição (sobre concurso público para serviço notarial).

Ao determinar o arquivamento do processo, o ministro Gilmar Mendes disse que, da própria argumentação do impetrante, verifica-se que existe lei que regulamenta o dispositivo constitucional que trata de processo seletivo para ingresso na atividade notarial e de registro, que depende de concurso público.

“Sendo essa a situação, observo que a jurisprudência da Corte [STF] é no sentido do não-cabimento do mandado de injunção quando já existe norma que regulamente." (MI nº 742 - com informações do STF).

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2022 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro