|   Jornal da Ordem Edição 4.303 - Editado em Porto Alegre em 22.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.10.08  |  Diversos   

Sistema Renajud já abrange quase todo o país

Os TRFs das cinco regiões, os 24 TRTs e mais 23 dos 27 TJs já aderiram ao Sistema online de Restrição Judicial de Veículos (Renajud). Com o sistema, os juízes desses tribunais poderão consultar, em tempo real, a base de dados sobre veículos e proprietários do Registro Nacional de Veículos (Renavam) para inserir restrições judiciais de transferência, licenciamento e circulação, além de registrar penhora sobre os veículos. 

Lançado em agosto, o Renajud é mais uma ferramenta disponibilizada pelo CNJ em busca da modernização do Judiciário.

Segundo o CNJ, o novo instrumento será importante principalmente para garantir o cumprimento das decisões judiciais, em todos os ramos da Justiça. “Acredito que finalmente o Poder Judiciário está utilizando as ferramentas tecnológicas a seu favor e buscando, sobretudo, fechar o cerco contra os maus pagadores no Brasil", pontuou o juiz auxiliar da presidência, Rubens Curado.

Para acessar o Renajud, o juiz utiliza-se de assinatura eletrônica, o que garante total segurança às informações. Ao digitar o CPF da pessoa física ou o CNPJ da empresa, o magistrado pode identificar a existência de carro em nome do devedor e determinar, em tempo real, a impossibilidade da sua transferência a fim de garantir o pagamento de uma dívida trabalhista, por exemplo.

Esse sistema é fundamental à celeridade do Judiciário, uma vez que os juizes não dispunham ainda de mecanismos ágeis e eficientes de localização e identificação de veículos em todo território nacional. Com o Sistema Renajud, de forma ágil e segura, os juizes poderão acessar a base de dados do Denatran e inserir restrição judicial em tempo real”, explicou o magistrado.

O projeto-piloto do Renajud foi implantado com êxito, no último mês de maio, no TRT10, que abrange o Distrito Federal e Tocantins. A principal vantagem é a rapidez. Em segundos, o magistrado identifica a propriedade de um veículo, verifica a existência de restrições e efetiva, pela internet, ordens judiciais necessárias à solução do processo, tudo com eficiência e segurança.

Em outubro, o CNJ deverá promover um treinamento para representantes de tribunais de todo o país, para que eles possam retransmitir o conhecimento técnico do Renajud aos servidores dos seus respectivos órgãos.



............
Fonte: CNJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro