|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

09.07.07  |  Diversos   

Sete jovens brasileiros entram, por hora, nas prisões do país

Dados do Ministério da Justiça incluídos na versão final do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) revelam que, a cada hora, pelo menos sete jovens entre 18 e 29 anos ingressam no sistema prisional brasileiro.  O ritmo de entrada de jovens na prisão (68.400 por ano) é 58% superior ao de saída (43.200 jovens/ano). Isso significa que 187 jovens entram a cada dia em unidades prisionais, contra 118 que deixam o sistema.

Relativos aos últimos 12 meses, os números inéditos do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça integram uma versão fechada do Pronasci, conhecido informalmente como "PAC da Segurança", que será apresentada hoje pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, ao presidente Lula, no Planalto. O lançamento oficial está marcado para 1º de agosto.

O objetivo do programa é integrar ações de segurança com políticas sociais. As cerca de 40 ações do programa terão um custo extra ao governo federal de R$ 1 bilhão ao ano.

O foco inicial de atuação será em 11 regiões metropolitanas e, em cada uma delas, a promessa é construir um presídio específico para jovens. Dos 240 mil jovens presos no país, 65% (160 mil) estão nessas 11 capitais e entornos (Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Pará, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo), escolhidos pelo governo federal com base na quantidade de vítimas de homicídios.

"De todos que entram no sistema penitenciário, incluindo os jovens, 70% são reincidentes. Se até 2010 baixarmos essa taxa de reincidência pela metade, para 35%, estará aí uma coisa extraordinária", disse Tarso Genro. "O jovem que nós vamos buscar é o jovem que não quer ir aos programas sociais do governo, que não é recebido nos programas sociais, que tem a sua vida controlada pela criminalidade. É o jovem que tem a sua família desestruturada", completou o ministro.

.......................
Fonte: Folha de S.Paulo

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro