|   Jornal da Ordem Edição 4.587 - Editado em Porto Alegre em 11.08.2025 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.08.25  |  Cursos e Eventos   

Sessão Magna celebra o Dia da Advocacia com homenagens e reconhecimento

Sentimento, representatividade e valorização marcaram a tradicional Sessão Magna em comemoração ao Dia da Advocacia, realizada na sexta-feira (8), no Auditório Prerrogativas, na Cidade da Advocacia. Durante o evento, a OAB/RS homenageou profissionais com o título de Advogado Emérito e com a Comenda Oswaldo Vergara, além de realizar a sessão de jubilamento de advogados e advogadas. Essas honrarias têm como propósito reconhecer e celebrar figuras relevantes da advocacia gaúcha, que contribuíram, e ainda contribuem, para a história da entidade.

Na abertura cultural, apresentaram-se Erlon Péricles, Liliana Cardoso e o Coral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS), sob a regência da maestrina Iovana Scaravelli.

Em seu discurso, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, reforçou que, mesmo a solenidade sendo uma sessão solene de comemoração e homenagem, ela também é um momento da instituição se posicionar em respeito ao juramento da advocacia e da sua missão, no grave e delicado cenário do país. “É necessário fazer uma defesa integral da democracia e do Estado de Direito, independentemente das nossas posições políticas, ideológicas ou partidárias. O único caminho para uma nação ter paz, prosperidade e desenvolvimento é o da democracia, assim compreendida como o exercício do voto secreto, direto, periódico, universal; o respeito ao resultado das eleições; a observância da CF/88; a garantia do devido processo legal; e a preservação das prerrogativas da advocacia. O STF tem como missão garantir a aplicação da Constituição Federal, promover a paz social e a segurança jurídica e não ao contrário”, afirmou.

A vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, ressaltou a tradição e o protagonismo da advocacia. “A advocacia rio-grandense retomou a sua voz firme, forte, combativa e destemida em favor da justiça, em favor da liberdade e da democracia, mas principalmente na defesa das nossas prerrogativas”.

Advogado Emérito

Júlio Cezar Mandagaran Caspani foi homenageado como Advogado Emérito. Falecido em junho deste ano, o jurista foi representado na cerimônia por familiares. Caspani nasceu em 7 de julho de 1936, em Uruguaiana. Foi advogado e prefeito de Cachoeira do Sul. Acumulou uma longa trajetória na vida pública e jurídica, com passagens marcantes pela Câmara de Vereadores, prefeitura municipal, Assembleia Legislativa do Estado e pela seccional gaúcha da OAB/RS.

“Aprendi muito com ele, mas, em especial, que qualquer liderança política, pública ou associativa precisa saber olhar para o outro e para suas necessidades. Fácil falar, mas poucos conseguem fazer; pois ele conseguia, era um extraordinário ser humano para quem o conceito de lei comum fazia todo sentido. De onde estiveres, dr. Júlio Cezar Caspani, muito obrigado por tudo”, disse emocionado o presidente.

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Neusa Bastos, falou sobre o merecido reconhecimento aos homenageados. “Nessa cerimônia celebramos também a trajetória e o compromisso de profissionais que marcaram e que ainda marcam a nossa advocacia. Rendemos homenagens especiais às advogadas e advogados jubilados, que dedicaram e ainda dedicam parte das suas vidas à defesa da justiça e da cidadania. Também celebramos os colegas que receberam hoje a medalha Oswaldo Vergara, a mais importante distinção concedida pela Ordem gaúcha aos advogados e advogadas que, por seu trabalho, engrandeceram a classe, símbolo maior de reconhecimento ao mérito, à dedicação e ao compromisso ético com a nossa profissão”, expressou.

Comenda Oswaldo Vergara e jubilados

A Comenda Oswaldo Vergara é a mais relevante condecoração concedida pela OAB/RS. Neste ano, 19 advogadas e advogados receberam a honraria (confira a lista abaixo). Os jubilados, que possuem (no mínimo) mais de 30 anos de exercício profissional e 70 anos de idade, também foram homenageados pela Ordem gaúcha. “Senhoras e senhores, advogadas e advogados homenageados nesta noite: recebam, em nome da advocacia gaúcha, o nosso carinho, respeito e admiração pelo trabalho persistente e ético em defesa da justiça ao longo de todos esses anos”, pronunciou Lamachia.

Receberam a Comenda:

Alessandro de Souza Rezende (in memoriam)

Armando Moutinho Perin

Carlos Alberto Macedo de Albuquerque (in memoriam)

Cecilia Andrade Guimarães

Eduardo Gralha Silva

Gustavo Juchem

Ingrid Renz Birnfeld

Janina Sobral de Rezende

Luiz Carlos Vasconcellos

Marco Antônio Miranda Guimarães (in memoriam)

Maria do Horto Caillava dos Santos

Marlei Salete Flores

Morgana Bordignon

Narcy Antonio Maldaner

Patrícia Degrazia Lima

Paulo Ricardo Dias de Moraes

Rosa Maria Fernandes da Rosa Fróes

Rosane Beatriz Jachimovski Danilevicz

Saulo Oliveira do Nascimento

Jubilados:

Adelaide Melo Nogueira

Ciane Braz Franco

Darcy Rocha Martins Mano

Diva Torres

Edison Pilar

Eduardo Teixeira Pereira

Emílio Keidann Júnior

Homero Alves Paim

Ione Edilce da Costa Campos

Janice Henrique da Luz

Lourdes Leonice Hübner

Maria do Carmo Santos da Silva

Maria Helena Carpes Albuquerque

Marilene Silveira Guimarães

Nilsa Rodrigues de Freitas

Sonia Maria Cadore

Tania Regina Amorim de Mattos

Tonia Tarragó Schiffer

Virginia Tschiedel Farias

Waldir Vissoni

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade: a diretoria da OAB/RS; a diretoria da CAARS; os conselheiros federais pela OAB/RS; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; o membro honorário vitalício e ex-presidente do CFOAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia; o diretor-geral da ESA/RS, Gerson Fischmann; a vice-presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados, Márcia Isabel Heinen; a presidente da OAB Bahia, Daniela Borges; o secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin (no ato representando o governador Eduardo Leite); o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes; o representante da Defensoria Pública do Estado, Mário Rheingantz, vice-presidente da ANADEPE e também representando a ADPERGS; o procurador-geral do município, Jhonny Prado (no ato representando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo); o corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Estado, Paulo Cesar Quaglia Filho; o representante do Foro da Justiça Federal, Paulo Paim da Silva; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado Iris Helena Medeiros Nogueira; o representante da Brigada Militar, major Marcos Vieira; a representante da Polícia Civil, delegada Camila Franco Defaveri; os representantes de universidades: Cássio Benvenutti (Feevale), Cássio Arend (Unisc) e Letícia Correa (Fadergs); os presidentes e representantes de conselhos profissionais: Juliano Abadie (contabilidade), Márcio Bins Ely (corretores de imóveis) e Jairo Luis Candido (biblioteconomia); o vice-presidente da Federasul, Milton Terra Machado; o presidente da AMP-RS, Fernando Andrade Alves; o presidente do IBDFAM, Conrado Paulino da Rosa; e o presidente do Sindars, Fernando Guimarães.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2025 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro