|   Jornal da Ordem Edição 4.286 - Editado em Porto Alegre em 26.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.09.08  |  Trabalhista   

Servidor, trocado por comissionado, ganhará indenização

A 3ª Câmara de Direito Público TJSC, condenou o município de Romelândia (SC) ao pagamento de R$ 2 mil ao servidor público H.L., devido à exoneração ilegal do autor do cargo de motorista.

Segundo os autos, o funcionário foi exonerado, durante estágio probatório, pela Portaria n°3122/05, em virtude da extinção do cargo de motorista, sob o argumento de redução de gastos com pessoal.

A relatora do processo, desembargadora substituta Sônia Maria Schmitz, esclareceu que, em face da extinção do cargo, o servidor em estágio probatório realmente deve ser exonerado. Entretanto, comprovou-se que as vagas extintas eram necessárias para a prestação de serviços públicos, tanto que outras pessoas foram contratadas, através de cargos comissionados, para a mesma função do autor.

E por esse motivo, H.L. requereu sua reintegração ao cargo, assim como o pagamento de danos morais.

A magistrada salientou que neste caso, não houve extinção do cargo, mas a substituição de concursados por comissionados, sem cumprir a finalidade apresentada pelo ente público: redução de gastos.

Quanto aos danos morais, a relatora concluiu: "o constrangimento experimentado pelo autor em se ver exonerado do cargo, acrescido do desconforto causado pelo sensível decréscimo financeiro, certamente caracterizam o dano moral”. (Apelação Cível n. 2007.004884-3)




...........
Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro