A derrubada do diploma de Jornalista pelos ministros do STF no mês de maio foi colocada em xeque na tarde desta quarta-feira por meio de três Propostas de Emenda Constitucional.
A primeira delas foi protocolada ontem no Congresso Nacional pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), pedindo a regulamentação da profissão e a retomada da obrigatoriedade do diploma. Ao todo, 40 senadores assinam o documento.
No entendimento da frente, a derrubada do diploma é um afronte à qualificação profissional e uma desmoralização à educação superior no país. Além disso, os senadores defendem a tese de que a não obrigatoriedade do diploma condiciona o sucateamento da imprensa brasileira, tendo como base para a afirmativa a rápida desqualificação dos profissionais da imprensa no país.
Para o senador Osmar Dias a derrubada do diploma dos jornalistas abre precedentes para que se discutam a regulamentação de outras profissões.
"É o mesmo que você dizer que um advogado não precisa ser formado em Direito para ser membro da OAB, ou que um Agrônomo emita laudos sem ter passado por uma faculdade", disparou o senador.
Fonte: CFOAB
Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759