|   Jornal da Ordem Edição 4.300 - Editado em Porto Alegre em 17.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.10.13  |  Diversos   

Sem provar defeito em radar, motorista pagará diversas multas por abuso nas ruas

Na tentativa de alertar para o mau funcionamento do radar eletrônico, o homem buscava junto a Justiça a anulação de 16 infrações de trânsito.

A decisão de primeiro grau que negou tutela antecipada pleiteada por um motorista foi mantida pela 2ª Câmara de Direito Público do TJ. Ele buscava anular multas de trânsito que motivaram a negativa do órgão de trânsito de renovar sua CNH e licenciar seu veículo. Segundo o demandante, o radar que o flagrou apresentava problemas em seu funcionamento.

A câmara concluiu que o juiz agiu de forma correta ao negar o pedido do motorista, uma vez que nenhuma prova de irregularidade do equipamento foi apresentada nos autos. De acordo com o processo, o motorista foi autuado por 16 infrações de trânsito referentes a excesso de velocidade, todas ocorridas na mesma rua em apenas 43 dias.

O desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, relator do agravo, observou que o agravante não trouxe nenhuma prova da inutilidade ou ineficácia do radar. "Pelo contrário, o Município [...] colacionou [...] relatório de ensaio do medidor de velocidade [...] emitido pelo Instituto de Metrologia de Santa Catarina – INMETRO/SC, em maio de 2012, mês de início da ocorrência das infrações, o qual concluiu que o radar funcionava regularmente", destacou.

A documentação (CNH, registro do veículo e recursos das multas) que o autor trouxe não permite conclusão alguma acerca dos fatos alegados, como entenderam os integrantes da câmara. A votação foi unânime.

Processo: 2013.018252-2

Fonte: TJSC

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro