|   Jornal da Ordem Edição 4.290 - Editado em Porto Alegre em 03.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

03.10.08  |  Diversos   

Segurado não precisa pagar despesas extras de cirurgia

A 4ª Turma do STJ decidiu que a Bradesco Seguros S/A não pode cobrar mais de R$ 1.900 do segurado. A empresa queria o valor como reembolso pelo pagamento dos procedimentos cirúrgicos ao Hospital Beneficência Portuguesa, que não estavam cobertos pelo seguro-saúde contratado pelo cliente.

O segurado contestou afirmando que tudo foi realizado com o consentimento da seguradora que, inclusive, efetuou o pagamento das despesas médico-hospitalares. Assim, ajuizou uma ação contra ela.

O juízo de primeiro grau considerou inexistente o débito com a empresa. No julgamento de apelação, o TJSP entendeu que o valor é devido à Bradesco Seguros uma vez que a cobertura foi paga antes do diagnóstico e, agora, ela precisa ser reembolsada pelo segurado sob pena de enriquecimento ilícito.

No STJ o relator, ministro Luís Felipe Salomão, ressaltou que a garantia à saúde requer atendimento a qualquer mal que prejudique um indivíduo. Independentemente, de ser obtida a cura ou não, conferindo para esse que realiza um contrato a segurança de riscos contra a saúde e o acesso a todo o tratamento necessário. (Resp 183719)



............
Fonte: STJ

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro