|   Jornal da Ordem Edição 4.309 - Editado em Porto Alegre em 31.05.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.03.11  |  Trabalhista   

Ressarcimento de despesas com combustível não tem natureza salarial

Foi indeferido recurso interposto por um designer, que pedia o reconhecimento de caráter salarial dos valores que recebia como ressarcimento de combustível. A decisão mantém sentença do juiz André Vasconcellos Vieira, da 2ª Vara do Trabalho de São Leopoldo. A decisão foi do TRT4.

Conforme informações do processo, o reclamante utilizava automóvel próprio para ir ao trabalho e visitar clientes e fornecedores. Recebia mensalmente da empresa um valor variável como ressarcimento de combustível. Por vezes, abastecia o carro em postos conveniados à reclamada. Para os magistrados, a verba e a gasolina obtida pelo convênio não representam salário in natura, mas apenas um ressarcimento ou indenização pelo uso do veículo no trabalho.

Na mesma ação, o autor reivindicou ressarcimento pela depreciação do veículo, mas o pedido também foi indeferido. Segundo o relator do acórdão, juiz convocado Marçal Henri Figueiredo, na petição inicial o reclamante não informou que usava o carro para visitar clientes e fornecedores, e sim para perfazer o trajeto casa-trabalho, apenas. As visitas foram informadas somente pelas testemunhas. “O uso do veículo para deslocamento no trajeto casa-trabalho e vice-versa, considerando que a reclamada não se situa em local de difícil acesso e sem prova de que havia obrigação do uso do veículo, não gera a obrigação de ressarcir despesas com depreciação” cita a decisão.

Processo: 0106200-57.2009.5.04.0332

Fonte: TRT4

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro