|   Jornal da Ordem Edição 4.323 - Editado em Porto Alegre em 20.06.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.09.08  |  Diversos   

Regra para plantão de juízes muda

Ao retirar dos juízes plantonistas da Comarca de Porto Alegre atribuições como as de expedir mandados de busca e apreensão, de prisão temporária e de autorizar escutas telefônicas, o Conselho de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado descontentou delegados e promotores.

Eles reclamam que o plantão judiciário perdeu agilidade com a medida. Antes apreciados em menos de 24 horas, os pedidos agora levam de dois dias a duas semanas para serem analisados nas varas criminais, para onde são enviados.

Com a publicação da resolução 698 no Diário da Justiça, do dia 21 de agosto, os juízes plantonistas agora só podem analisar os pedidos de delegados e promotores enviados à noite e considerados de urgência. Em qualquer outra hipótese, a solicitação é encaminhada a uma das 17 varas criminais durante o horário de expediente.

De acordo com a nova regra, o plantão será formado por quatro juízes que atuarão em plantão de 24h. O Conselho de Magistratura do TJ retirou dos juízes plantonistas, que atuam durante o dia na Comarca de Porto Alegre, a atribuição para expedir mandados de busca e apreensão, mandados de prisão temporária e preventiva e autorizar escutas telefônicas e quebra de sigilo telefônico.

De acordo com o coordenador do serviço de plantão do Fórum da Capital, Mauro Borba, os juízes estavam sobrecarregados, mas é certo que há prejuízo para a atividade policial.

Conforme o coordenador das Promotorias Especializadas Criminais do MP, João Nunes Ferreira, a instituição deve pedir ao Judiciário uma reavaliação da regra.



............
Fonte: Zero Hora

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro