|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.07.13  |  Criminal   

Recurso de adolescentes que mataram colega é negado

As jovens assassinaram uma pessoa de forma cruel. Os motivos do crime não foram esclarecidos. Elas foram condenadas a internação como medida socioeducativa.

Duas adolescentes que mataram uma colega tiveram recurso negado. Condenadas por ato infracional semelhante ao crime de homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, com emprego de meio cruel e mediante traição e emboscada), elas se opuseram a sentença de cumprimento de medida socioeducativa de internação por tempo indeterminado.
 
A decisão é da 7ª Câmara Criminal do TJMG. Segundo denúncia do Ministério Público, as adolescentes, com o pretexto de assistir a uma partida de futebol, atraíram a vítima, de 13 anos, e, por volta das 14h, mataram-na a golpes de barras de ferro e facadas. Inicialmente ferida nas costas por uma das meninas, a vítima reagiu e foi derrubada com um pontapé. Ela também teve seu coração extraído, ainda viva, e um dedo do pé cortado. O motivo teria sido o temor de que ela informasse os endereços das agressoras às autoridades.
 
As adolescentes foram sentenciadas à internação em um centro de reeducação social pela juíza Patrícia Narciso Alvarenga, da comarca de Igarapé.
 
As rés argumentavam que a juíza deixou de apreciar a tese de sua defesa. Pedindo a absolvição por insuficiência de provas, as adolescentes solicitaram, no caso de isso não ser concedido, que o ato infracional fosse desclassificado de análogo ao homicídio para análogo ao favorecimento pessoal (auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão) ou ao favorecimento real (prestar a criminoso [...] auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime).
 
Essas alegações foram rejeitadas pelo desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, relator do recurso, que destacou que, quando ouvidas pela autoridade policial e na primeira audiência à juíza, as adolescentes ofereceram uma versão coerente dos fatos e a sustentaram, razão pela qual a retratação em um novo interrogatório, na qual ambas atribuíam o assassinato a traficantes da região com os quais elas se relacionavam, não merecia crédito.
 
O desembargador ressaltou a brutalidade com que a vítima foi morta, afirmando que a dinâmica das agressões – as adolescentes bateram no rosto da vítima – coincide com as conclusões do laudo pericial dos autos, que aponta as lesões no crânio da vítima enquanto esta ainda vivia como causa da morte. Para o relator, a descrição minuciosa da narrativa só poderia ser feita por alguém que participou diretamente ou esteve presente no momento em que a vítima era agredida. O relator considerou que, embora o envolvimento de outras pessoas no crime esteja sendo investigado, havia indícios suficientes de autoria das acusadas e da materialidade do fato.
 
Na decisão de manter a aplicação de medida socioeducativa de internação, o relator foi seguido pelos desembargadores Marcílio Eustáquio dos Santos e Cássio Salomé.

Na internação, a cada seis meses, o jovem passa por uma avaliação feita por equipe técnica multidisciplinar e por um magistrado. A medida tem duração indeterminada, podendo ser interrompida a qualquer momento.

Por se tratar de menores de idade, o número do processo não foi informado.

Fonte: TJMG

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro